Mercado

Mercados hoje: investidores acompanham shutdown nos EUA e reforma do IR

Encerrou à meia-noite de ontem o prazo para que o governo norte-americano entrasse em acordo com os congressistas para aprovar a lei orçamentária

Nesta quarta-feira (1º), o mercado deve acompanhar os desdobramentos do “shutdown” nos Estados Unidos. Encerrou à meia-noite de ontem o prazo para que o governo norte-americano entrasse em acordo com os congressistas para aprovar a lei orçamentária.

Esse fenômeno, conhecido como shutdown, ocorre quando não há autorização para gastos públicos federais. A consequência imediata é a suspensão de algumas atividades de agências governamentais, o atraso no pagamento de centenas de milhares de funcionários públicos, e o atraso na publicação de importantes indicadores da economia norte-americana.

Esta é a primeira paralisação em quase sete anos. Trump, além de culpar os democratas, promete uma série de demissões. “Podemos fazer coisas durante o fechamento que são irreversíveis, que são ruins para eles (democratas) como demitir uma grande quantidade de pessoas, ou cortar coisas de que eles gostam”, disse.

No cenário interno, as atenções estarão voltadas para a reforma do Imposto de Renda. Hoje será discutido na Câmara dos Deputados o projeto que prevê isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês. O governo brasileiro vê a pauta como prioridade e afirma que 10 milhões de brasileiros entrarão na lista dos isentos.

Veja como foi o último fechamento do mercado

Nesta terça-feira (30), o Ibovespa B3 chegou a bater recorde intradiário, ao tocar os 147.578 pontos. Porém, os temores da paralisação do governo dos Estados Unidos limitaram os ganhos e fizeram o índice fechar em recuo de 0,07%, aos 146.237,02 pontos. Contudo, o IBOV teve alta de 3,40% em setembro. 

A cautela também fez com o que o câmbio tivesse pouca variação. Com isso, o dólar comercial terminou dia com avanço de 0,02%, e fechou a R$ 5,32 novamente. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.