Mercados hoje: investidores analisam ata do Copom para ajustar projeções para a Selic
Além da expectativa em torno da ata do Copom, mercado também espera que a bolsa de valores siga a trajetória de recuperação
A divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) é o principal assunto do dia e seu conteúdo deve reverberar entre os analistas do mercado financeiro nesta terça-feira (4). Na semana passada, o colegiado elevou a taxa de juros básica da economia em um ponto percentual. Dessa maneira, a Selic pulou de 12,25% para 13,25% ao ano.
O aumento de 100 pontos-base era amplamente esperado pelo mercado. Esse acréscimo estava definido desde a última reunião do Copom do ano passado, o último encontro sob a liderança de Roberto Campos Neto. No primeiro sob Gabriel Galípolo, nada mudou. Assim como não mudou a perspectiva de novo aumento de um ponto no próximo encontro. O mercado está curioso para entender o que vai acontecer depois.
Fechamento da bolsa de valores ontem
Janeiro foi um bom mês para o Ibovespa, que fechou em alta, rondando a casa dos 5% no acumulado do mês. Na sexta-feira, a bolsa fechou cotada aos 126 mil pontos. É um começo de ano auspicioso. Primeiro, porque 2024 foi frustrante para o mercado. Segundo, porque o Ibovespa iniciou o novo ano chafurdando nos 120 mil pontos.
Ontem, o receio em torno de uma guerra comercial mais ampla após os EUA determinarem duras tarifas contra produtos do México, Canadá e China abalou os mercados no começo da manhã. O Ibovespa começou o dia pressionado. Horas depois, a notícia de que México e Estados Unidos chegaram a um acordo para postergar a implementação das tarifas a produtos mexicanos gerou certo alívio.
O Ibovespa chegou a oscilar com um leve viés de alta e bater os 126.473 pontos, na máxima do dia. Porém, sem o apoio de blue chips, o índice não conseguiu suporte e fechou em queda de 0,13%, aos 125.970 pontos, perto da mínima intradiária, de 125.566 pontos.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.