Mercados hoje: sem dados de emprego nos EUA, exterior fica sem direção
Paralisação do governo americano começa a atrasar a divulgação de relatórios oficiais
A sexta-feira (03) teria como foco o relatório oficial de empregos dos Estados Unidos. Teria, porque, com a paralisação do governo americano, os dados devem ser publicados com atraso, ainda sem data certa.
Segundo o WSJ, os investidores têm ajustados suas expectativas e projetam agora um shutdown mais prolongado. E nesse caso, o Federal Reserve pode não ter dados oficiais até a próxima reunião, que acontece no fim de outubro. Isso traz ainda mais incerteza para um cenário em que os próximos passos do Fed quanto às taxas de juros não estavam definidos. O resultado tem sido maior volatilidade nas taxas futuras de juros e na precificação do dólar frente a outras moedas.
No Brasil, o foco segue em Brasília e em novidades sobre o imposto de renda. Investidores aguardam a votação do projeto de lei que isenta de cobrança de imposto de renda (IR) quem recebe até R$ 5 mil no Senado, após a pauta ter sido aprovada com unanimidade na Câmara. Além disso, acompanham as discussões sobre a Medida Provisória 1303, que trata da tributação de títulos de renda fixa que atualmente são isentos de imposto de renda, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). A MP deve ser votada na próxima terça-feira.
Relembre o fechamento dos mercados ontem
Com preocupações sobre o shutdown e pressionado pela queda do petróleo, o Ibovespa B3 encerrou o pregão de ontem com queda de 1,08%, aos 143.949,64 pontos. O dólar comercial terminou dia com avanço de 0,20%, e fechou a R$ 5,33.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.