Mercado

O que é Formulário de Referência (FRE) e como usá-lo para investir melhor?

Pretende investir em ações? Sabia que existe um documento completo com todas as informações sobre as empresas listadas na bolsa?

Formulários. Foto: Beatriz Perez Moya/ Unsplash
Formulários. Foto: Beatriz Perez Moya/ Unsplash

Por Redação B3 Bora Investir

Pretende investir em ações? Sabia que existe um documento completo com todas as informações sobre esta empresa?

É o Formulário de Referência (FRE), exigido tanto para o cumprimento de obrigações regulatórias como para dar transparência ao mercado e aos investidores.

+ O que são os segmentos de listagem de ações da B3? Entenda como funcionam!

Como o documento contém muitas informações sobre a companhia, também pode auxiliar colaboradores a conhecer melhor a empresa onde trabalham e obter informações necessárias para o dia a dia de sua atividade profissional.

O leitor não deve se assustar com o tamanho do documento, que pode conter mais de 200 páginas, pois seu índice está dividido por tópicos e subtópicos. Aprenda mais!

O que é um Formulário de Referência?

O Formulário de Referência (FRE) é um documento eletrônico, de encaminhamento periódico e eventual previsto no artigo 22, inciso II, da Resolução CVM nº 80/22.

O FRE deve ser encaminhado pelas empresas ao agente regulador e supervisor do mercado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio de um sistema eletrônico específico.

Quais as informações incluídas no Formulário de Referência?

A partir do documento é possível obter diversas informações relevantes e conhecer profundamente uma empresa. Entre os tópicos contidos no documento, estão:

  • Histórico da empresa
  • Negócios
  • Estratégia
  • Demonstrações financeiras (receitas e despesas)
  • Informações sobre funcionários
  • Administração

O objetivo do documento é reunir também informações que possam ajudar o investidor a tomar melhores decisões, como:

  • Fatores de risco
  • Estrutura de capital
  • Comentários dos administradores sobre dados
  • Valores mobiliários emitidos
  • Operações com terceiros

Como acessar o Formulário de Referência?

No site da CVM é possível fazer o download dos FREs entregues pelas companhias abertas nos últimos cinco anos. A página da Superintendência de Relações com Empresas (SEP) é atualizada semanalmente.

Outro caminho para acessar o documento é por meio do site de Relações com Investidores (RI) de cada empresa.

Por fim, é possível encontrá-los no site da B3, na área de empresas listadas.

Após selecionar o nome da empresa ou setor, clique no quadro com o nome da empresa: vai abrir uma página com as principais informações. No alto, à direita, tem um campo “Sobre a empresa” onde você pode selecionar “Relatórios estruturados” e encontrar o Formulário de Referência e outros documentos.

Conheça a B3 via Formulário de Referência

A Bolsa do Brasil (B3) publicou o seu Formulário de Referência no dia 31 de maio. O documento está disponível neste link.

Conheça um novo jeito de investir. Confira o curso ESG oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias