Notícias

Mercados hoje: alta do petróleo e acordo entre Brasil e Indonésia são destaques

Valorização do petróleo já ultrapassa a casa dos 5% após o presidente dos Estados Unidos anunciar novas sanções contra empresas russas

Nesta quinta-feira (23), os investidores acompanham o movimento de alta dos preços do petróleo. A valorização já ultrapassa a casa dos 5% após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas sanções contra grandes empresas russas do setor de energia. A medida é uma forma de pressionar os russos a encerrarem a guerra contra a Ucrânia.

Aqui no Brasil, o mercado acompanha as negociações do governo brasileiro no sudeste asiático. Na madrugada de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma série de acordos de cooperação com a Indonésia. Os acordos ainda não foram detalhados, mas estão relacionados às áreas de agricultura, energia, comércio, educação, defesa, ciência e tecnologia.

“É quase inexplicável, para as nossas sociedades, como é que dois países importantes no mundo, como Indonésia e Brasil, com quase 500 milhões de habitantes, só tenham um comércio de US$ 6 bilhões. É pouco”, disse Lula.

Veja como foi o último fechamento do mercado

O principal índice de ações da bolsa brasileira se destacou entre as principais bolsas do mundo, ao ir na contramão do mercado e ter dia positivo nesta quarta-feira (22). O Ibovespa B3 subiu 0,55%, aos 144.872,79 pontos, com bons desempenhos de ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), Vale (VALE3) e WEG (WEGE3). Já o dólar comercial terminou o dia com alta de 0,14%, e voltou a fechar a R$ 5,39. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.