Notícias

“O Brasil tem uma oportunidade extraordinária”, afirma Paulo Guedes

Em evento, ex-ministro da Economia Paulo Guedes destaca potencial de crescimento do Brasil em meio ao cenário externo atual

Paulo Guedes, ex-ministro da Economia
Foto: Divulgação Grupo GCB. 7º painel GCB 'Tokenização, Regulação e o Mercado Financeiro'

Por João Paulo dos Santos

O ex-ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta quarta-feira (08/11) que o Brasil tem uma oportunidade extraordinária de crescimento econômico no cenário mundial. Ele também disse reconhecer que o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta fazer o possível para que isso aconteça. O economista participou de painel realizado pelo Grupo GCB em São Paulo.

Senado vota proposta da Reforma Tributária; entenda os principais pontos

“Temos uma oportunidade extraordinária, seja em energia ou alimentação. Estamos em uma ótima posição. Basta apenas fazer bem feito o trabalho dentro de casa. O que não podemos é brigar aqui entre nós, desacreditarmos das nossas próprias instituições”, destaca.

“Acho que o Haddad está tentando com o que pode, sei como é complicado sentar naquela cadeira. Enquanto estamos conversando, estão serrando o chão”, completa Guedes.

O ex-ministro disse que apesar dos desafios locais, o potencial é ainda maior. “O Brasil já aprendeu sua lição, e a economia surpreendeu nos últimos anos e vai continuar a surpreender”.

+ Como a tokenização pode evoluir e melhorar o mercado de capitais

Segundo ele, a oportunidade vem do atual cenário internacional, que tem as principais economias do mundo em desaceleração e tensões geopolíticas.

Cenário complicado no exterior

Guedes também apontou o cenário complicado das grandes economias do exterior. De acordo com ele, foram 40 anos de bonanças na economia mundial, que os países se “entorpeceram com as vacas gordas e não se atentaram para tempos de vacas magras” que estavam por vir.

“O resultado final desse processo são as rupturas das cadeias produtivas. O mundo não está mais na sua eficiência produtiva. Com isso, sai a era de crescimento econômico e entramos na era das influências geopolíticas, e quando a economia não vai bem, surgem os conflitos geopolíticos.”

“O que poderia ser uma aproximação vira conflito, com o modelo econômico exaurido. Temos que torcer para desacelerar essa escalada”.

Contudo, Guedes argumenta que o cenário coloca oportunidades para o Brasil.

“Nós temos competência para produzir tudo, principalmente nas questões de transição energética, que é o mais requisitado pelo mundo hoje”.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, acesse o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias