Notícias

O que faz um ministro da fazenda?

Você sabe quem foi o ministro que mais tempo ficou no cargo? E quem durou menos?

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um dos cargos mais importantes em qualquer governo brasileiro é Ministro da Fazenda ou Ministro da Economia.

Quando um novo ou uma nova presidente se elege, como aconteceu recentemente, fica todo mundo querendo saber quem será a pessoa escolhida para ministro da fazenda.

A imprensa fica de olho, claro, a gente é muito curioso, mas também o senhor mercado, que é um sujeito bastante ansioso.

Tá, mas por que esse cargo é importante? E por que fica essa comoção toda para saber quem vai ser o ministro?

Ministro da Fazenda diz como a economia do Brasil vai andar

Bom, ministro ou ministra da fazenda é a pessoa responsável por colocar em prática a política econômica do presidente da república. Ou seja, esse ministro diz como a economia do Brasil vai andar pelos próximos quatro anos.

Ele define, por exemplo, como e quanto o governo vai gastar uma boa parte do orçamento. Ele também tem o poder de criar novas maneira de gerar receitas, ou seja, dinheiro para o governo.

+ Responsabilidade fiscal: como funciona e por que tem a ver com seu bolso

A pessoa que ocupa o cargo de ministro da fazenda precisa ter conhecimento técnico de economia, é claro. Mas ela também precisa ser boa de conversa. Não adianta só ela agradar o partido que está no poder e o presidente da república.

Ela precisa também saber dialogar com o pessoal do mercado financeiro, da indústria, com os empresários, enfim, com os setores importantes da economia brasileira.

Se um governo vive trocando o ministro da fazenda, o mercado, sempre ele, fica nervoso porque ele não sabe o que pode acontecer com o país. Mas se muita gente confia no ministro, as chances de a economia ir bem aumentam.

Quem foi o ministro que mais tempo ficou no cargo? E os mais breves?

E quem foi a pessoa que ficou no cargo de ministro por mais tempo? Desde a redemocratização do Brasil, em 1988, o Guido Mantega foi o campeão: ficou oito anos e nove meses no cargo durante os governos Lula e Dilma.

+ Descontrole fiscal é o principal obstáculo para o crescimento da economia brasileira

A gente tem também recorde de quem ficou pouco no cargo: Gustavo Krause, Paulo Roberto Haddad e Eliseu Resende ficaram só dois meses cada um na cadeira de ministro da fazenda. Todos eles, durante o governo Itamar Franco.

Por isso, é sempre bom ficar de olho nas notícias sobre o ministro da fazenda para ter um termômetro de como a economia do Brasil está indo.

Para mais conteúdos de macroeconomia, confira os cursos e vídeos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.