Notícias

PIB dos EUA cai menos do que o esperado no 1º trimestre

A segunda estimativa do PIB dos EUA mostrou uma contração de 0,2% no primeiro trimestre, melhor do que a projeção de -0,4%

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou uma contração de 0,2% no primeiro trimestre em relação aos três últimos meses de 2024, em base anualizada, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento do Comércio do país. Esta é a segunda estimativa para o PIB, a primeira leitura mostrou um recuo de 0,3%. O resultado ficou acima da estimativa média dos analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, que apontava para uma queda de 0,4%.

Essa queda refletiu principalmente um aumento nas importações, que são subtraídas no cálculo do PIB, e uma redução nos gastos do governo. Segundo o comunicado do Departamento do Comércio, isso foi parcialmente compensado por aumentos nos investimentos, nos gastos dos consumidores e nas exportações.

Já a revisão na leitura do PIB refletiu principalmente uma revisão para cima dos investimentos, parcialmente compensada por uma revisão para baixo dos gastos dos consumidores. No quarto trimestre do ano passado, o PIB teve alta de 2,4% na base anualizada.

O índice de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) registrou uma alta de 3,6%, em linha com o consenso dos analistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”. O núcleo do PCE, que exclui os preços de alimentação e energia, avançou 3,4%, ante estimativa média de 3,5%.

Com informações do Valor Econômico

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.