Quem é Renuka Jagtiani, a única mulher bilionária do Oriente Médio de 2024
Ao assumir o comando da gigante varejista Landmark Group, Renuka Jagtiani ampliou o alcance da empresa para o e-commerce
Por Rogério Piovezan
Formada em Artes, Renuka Jagtiani, de 70 anos, se tornou a mais nova empresária bilionária e única mulher na lista da Forbes do Oriente Médio de 2024, com um patrimônio líquido de US$ 4,8 bilhões. O que a levou a esse patamar não foi apenas o novo cargo como CEO no conglomerado de roupas e hotelaria Landmark Group, mas também a sua maneira de liderar e inovar no segmento.
Com Jagtiani no comando, a empresa migrou para o e-commerce e ampliou o seu alcance. As receitas aumentaram a partir de então, o que permitiu a contratação de mais de 50 mil novos funcionários. Ela assumiu a presidência do conglomerado no ano passado, após a morte de seu marido, Micky Jagtiani.
Trajetória
Nascida na Índia, Renuka Jagtiani se formou em Artes pela Universidade de Mumbai — uma universidade pública no estado de Maharashtra. Em 1993, começou a trabalhar na estratégia corporativa do Landmark Group, companhia essa que foi fundada por seu marido.
Durante o tempo em que passou neste cargo de estrategista, Jagtiani teve seu trabalho reconhecido por diversos prêmios, como Melhor Mulher Asiática de Negócios do Ano em 2007 e Mulher de Negócios do Ano em 2012, segundo o jornal Times of India.
Seu trabalho foi fundamental para expandir os negócios nos anos 2000. Desde então, a empresa passou a ter presença no Oriente Médio, no subcontinente indiano, no Sudeste Asiático e na África.
Quando a empresa foi fundada, em 1973, seu marido tinha apenas uma loja em Bahrein. Agora, são 2.200 lojas em 24 países, com a sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Como Renuka Jagtiani equilibra vida e trabalho?
Com três filhos, Aarti, Nisha e Rahul, hoje diretores de grupo na Landmark, Jagtiani comentou em um especial do Dia das Mulheres feito pela própria empresa que não existe um equilíbrio perfeito para manter a rotina em casa, no trabalho e ter um tempo para si mesma. O que depende, segundo ela, é o jeito como você administra esse tempo e se conta com uma rede de apoio para isso.
Esse apoio, segundo ela, seria uma forma de valorizar a si mesma todos os dias. No trabalho, seria a equidade de gênero, com oportunidades iguais e cada vez com mais capacitação para melhorar o desempenho das equipes.
Jagtiani, como CEO, supervisiona todas as operações de varejo e hotelaria, além de liderar o crescimento estratégico da companhia para os novos mercados, como o e-commerce.
Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.