Notícias

Recebeu e-mail da B3 sobre abertura de conta? Entenda

Essa comunicação faz parte da Área do Investidor da B3, uma plataforma que reúne e consolida dados de investimentos de pessoas físicas em diferentes bancos e corretoras

“Você pode estar se perguntando por que está recebendo este e-mail ou até mesmo quem é a B3, certo?”. Alguns investidores têm recebido mensagens assim e, em meio a tantos golpes online, é comum acharem que se trata de uma nova fraude. No entanto, a B3 de fato envia e-mails para os investidores comunicando sobre movimentações em suas contas.

Como a própria mensagem explica, quando alguém abre uma conta em um banco ou corretora, a instituição financeira pode fazer um cadastro em seu nome na B3. Isso permite que você faça investimentos em produtos como Tesouro Direto, ETFs e ações, por exemplo. Sempre que há um novo cadastro, um novo investimento ou quando uma instituição amplia o acesso a novos produtos em uma conta existente, a B3 envia um e-mail ao investidor.

Imagine, por exemplo, que você abriu uma conta e comprou títulos do Tesouro Direto. Nesse momento, irá receber uma mensagem da B3 informando a criação da conta e o investimento realizado. Duas semanas depois, resolveu comprar ações. Nesse caso, o investidor pode receber um e-mail novamente, porque a instituição financeira atualizou seu cadastro, dando acesso a um novo tipo de ativo (no caso, ações) – e é justamente nessa situação que a mensagem pode gerar dúvidas.

Essa mensagem é enviada de um e-mail oficial da B3 (que pode ser reconhecido pelo final @b3.com.br). O objetivo da mensagem é dar maior transparência aos clientes. Isso permite também que o investidor descubra se os dados estão sendo usados corretamente pelas instituições financeiras. Isso porque, caso alguma conta tenha sido feita em seu nome de forma fraudulenta, o investidor receberá um aviso sobre a movimentação.

Esses e-mails têm caráter informativo e não é solicitado que o investidor tome nenhuma ação. Além disso, todas as informações ou ações necessárias podem ser acessadas diretamente no endereço www.investidor.b3.com.br/login.

Essa comunicação faz parte da Área do Investidor da B3, uma plataforma que reúne e consolida dados de investimentos de pessoas físicas em diferentes bancos e corretoras. Ou seja, se você tem uma conta no banco A e outra na corretora B, pode ver o saldo de todos os seus investimentos na Área do Investidor. Isso inclui ações, ETFs, fundos imobiliários, BDRs, títulos do Tesouro Direto e outros ativos de renda fixa.

Além disso, na Área do Investidor, é possível acessar uma lista de todas as corretoras e bancos onde você tem contas cadastradas.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.