Organizar as contas

O que é a Área do Investidor da B3 e como ela ajuda investidores?

Por meio da plataforma é possível ter acesso ao extrato e posições de todas as suas aplicações financeiras. Saiba como se cadastrar

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
Bolsa de valores: fôlego curto no exterior e agenda esvaziada no país devem limitar desempenho do Ibovespa. Foto: Divulgação

Por Redação B3 Bora Investir

Você sabia que a B3, a bolsa brasileira, oferece aos investidores uma plataforma que consolida automaticamente todos os seus extratos e posições de aplicações financeiras?

É a Área do Investidor, criada para facilitar o controle financeiro e permitir a consulta de todos os investimentos em uma única plataforma. Ela pode ser acessada de forma gratuita por todas as pessoas que investem.

Nela, é possível visualizar seus investimentos de forma organizada, transparente e segura. O programa consolida todas as posições que o investidor detém em papéis negociados ou registrados na Bolsa, mesmo que estejam em corretoras diferentes, o que facilita a gestão e visão geral dos investimentos.

O acesso é automático, disponibilizado no momento em que o usuário realizar uma movimentação, seja a compra, venda ou transferência de ativos.

A seguir, entenda melhor como funciona a plataforma e o que ela tem a oferecer.

O que é a Área do Investidor?

A Área do Investidor traz para o investidor um panorama consolidado de todas as posições de investimentos em papéis negociados ou registrados na Bolsa.

Por meio dela, é possível encontrar com facilidade as informações referentes a cada papel, como sua rentabilidade, a data de emissão e vencimento de cada título, bem como o valor aplicado, o valor líquido e o preço de fechamento das ações, ETFs e FIIs. Tudo em um só lugar.

Logo na tela inicial, o investidor pode conferir todo o seu patrimônio investido, os últimos valores consolidados, atualizações e suas carteiras com cada um dos ativos que as compõem. Em um único lugar ele consegue ter uma visão de todas as suas aplicações, sejam em Tesouro Direto ou renda variável.

O acesso é automático e gratuito para qualquer investidor no momento em que o usuário realizar uma movimentação, seja a compra ou venda, de ativos negociados ou registrados na Bolsa.

Como as principais corretoras e intermediadoras estão cadastradas no portal, não é preciso incluir informações manuais porque os dados de investimentos já estarão ali reunidos, independentemente de estarem em uma ou várias corretoras.

A plataforma também gera relatórios com diversos filtros que facilitam a gestão de seus investimentos, que podem ser exportados em PDF ou como arquivo Excel. 

Além disso, a área do investidor gera gráficos de sua posição por classe, produto e instituição financeira, mostra a evolução patrimonial e histórico de dividendos e outros proventos.

Tudo simples de usar e fácil de entender, para você fazer uma gestão inteligente de seus investimentos com a transparência e a segurança da B3.

A plataforma também reúne automaticamente dados como os proventos recebidos, a evolução patrimonial e as últimas movimentações do investidor.

Quais ativos aparecem na Área do Investidor?

A plataforma reúne todos os investimentos que são registrados ou negociados dentro da B3, como:

  • Ações;
  • Fundos imobiliários;
  • ETFs;
  • BDRs;
  • Tesouro Direto;
  • Ativos de renda fixa;
  • Derivativos.

O investidor ainda pode acessar uma aba que unifica todas as informações referentes aos proventos, como dividendos, juros sobre capital próprio e garantias.

Como acessar a Área do Investidor B3?

Para começar a usar a plataforma, basta e entrar no link: https://www.investidor.b3.com.br/login.

Lá, o usuário pode se cadastrar com algumas informações que comprovam sua identidade. Depois de confirmar o contato, basta seguir as etapas para criar uma senha de acesso e o registro estará finalizado.

Em seguida, já é possível ver a sua carteira consolidada, que pode ser dividida por produto, classe ou instituição.

A plataforma também realiza o registro do investidor automaticamente, assim que um banco ou corretora informarem o sistema da bolsa sobre movimentação de ativos. Nesse caso, todos os usuários que realizarem algum tipo de aplicação terão seu cadastro feito pela B3, podendo acessar o site logo em seguida.

Nesse caso, após a informação da corretora, o portal enviará um e-mail automaticamente, com o aviso de uma nova movimentação e um passo a passo para a finalização do registro — basta o usuário finalizar seu cadastro por meio do e-mail vinculado à conta.

Relatório de Imposto de renda na Área do Investidor

Em Relatórios, o investidor tem acesso a um documento que consolida as informações dos outros menus, com a possibilidade de escolher entre dados mês a mês ou ano a ano. Para quem disponibiliza seus ativos para empréstimo, também é possível baixar um informe anual que vai servir para usar como base na declaração de IR.

Outra funcionalidade interessante da Área do Investidor é a conexão com as ferramentas que auxiliam o investidor na apuração de ganho de capital para aqueles que negociam ativos listados na B3. Para esse serviço, é necessário contratar à parte a calculadora parceira, que se conectará à conta da B3.

O acesso à Área do Investidor é seguro?

Sim. A plataforma foi desenvolvida por um sistema da própria B3 e é monitorada pela companhia, com o apoio de outros órgãos governamentais certificados que garantem que a Área do Investidor seja segura.

Uma camada adicional de segurança durante o processo de login, chamada autenticação de 2 fatores, reforça que apenas o titular da conta seja capaz de entrar no portal, mesmo que outra pessoa saiba a senha padrão.

Funciona assim: toda vez que a área recebe uma nova solicitação de login, um código é enviado por e-mail ou SMS ao titular, para garantir que apenas ele possa acessar o sistema.

Quer saber mais sobre como organizar sua vida financeira? Confira os cursos gratuitos no Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.