Fundos de Investimento

FIIs: investimento só para os experientes ou também para novatos?

Classe de ativos é opção para quem quer diversificar, mas exige atenção do investidor na hora de escolher a qualidade do fundo e do gestor

Fundos imobiliários: ativo vem perdendo valor de mercado em momento de juros altos e maior aversão ao risco

Na última semana, o fundo de investimento imobiliário (FII) HCTR11, da Hectare, acumulou uma queda de dois dígitos na bolsa brasileira. Entre 11 e 15 de setembro, a baixa atingiu 16,55%. A desvalorização refletiu o anúncio da redução de 66% no valor dos dividendos mensais distribuídos aos cotistas.

A situação inesperada do FII HCTR11 se soma a outro fundo imobiliário que também enfrentou dificuldades. Em agosto, o MAX11 informou aos cotistas que não recebeu de um dos locatários o pagamento da totalidade do aluguel mensal de junho de 2023 (com vencimento em junho). O impacto negativo na distribuição de dividendos é de, aproximadamente, R$ 0,98 por cota.

Apesar desses casos mais recentes, os especialistas não acreditam que haja um risco de contágio que comprometa a credibilidade dos FIIs. Ao contrário, o ativo é referendado por quem acompanha o mercado de perto. E, apesar desses casos, que trouxeram frustração e preocupação, a avaliação geral é de que os FIIs não são destinados apenas aos investidores mais experientes.