Fundos de Investimento

Conheça os FIIs com os maiores retornos e distribuição de dividendos em 2023

Confira os FIIs em destaque no ano, motivos e perspectiva para o segundo semestre

FII. Foto: Adobe Stock
Grande atrativo dos FIIs, a distribuição de dividendos é um dos pontos de atenção entre os investidores na hora de escolher o ativo. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Seja por sua facilidade, a credibilidade do setor ou seus bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) se tornaram um dos investimentos queridinhos dos investidores.

Para quem deseja começar a investir no setor, um levantamento da Quantum Finance lista os FIIs que mais geraram retornos e distribuíram dividendos nos cinco primeiros meses do ano em 2023. Confira:

Top 10 FIIs –  Maiores retornos no ano

RankingNome do AtivoTickerRetorno
1KINEA II REAL ESTATE EQUITY FIIKNRE1143,75%
2TELLUS PROPERTIES FIITEPP1125,15%
3VIDA NOVA FIIFIVN1120,57%
4GENERAL SHOPPING OUTLETS DO BRASIL FIIGSFI1119,60%
5BRESCO LOGÍSTICA FIIBRCO1119,46%
6NAVI IMOBILIÁRIO TOTAL RETURN FIINAVT1116,91%
7MOGNO HOTÉIS FIIMGHT1116,65%
8VINCI SHOPPING CENTERS FIIVISC1115,54%
9KINEA CREDITAS FIIKCRE1114,99%
10CSHG IMOBILIÁRIO FOF FIIHGFF1114,62%
Fonte: Quantum Finance

Top 10 FIIs –  Maiores Dividend Yield no ano

RankingNome do AtivoTickerDividend Yield
1LIFE CAPITAL PARTNERS FIILIFE117,04%
2JPP CAPITAL RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS FIIJPPA117,02%
3CARTESIA RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS FIICACR116,81%
4URCA PRIME RENDA FIIURPR116,71%
5HABITAT RECEBÍVEIS PULVERIZADOS FIIHABT116,70%
6MOGNO HOTÉIS FIIMGHT116,65%
7VOTORANTIM SECURITIES MASTER FIIVOTS116,58%
8RIZA AKIN FIIRZAK116,57%
9VINCI CREDIT SECURITIES FIIVCRI116,55%
10RBR PREMIUM RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS FIIRPRI116,44%
Fonte: Quantum Finance

Metodologia

Para ambos os rankings, foram considerados os seguintes critérios:

  • O levantamento incluiu apenas FIIs negociados em bolsa no dia 05/06/2023; em funcionamento normal na CVM, com dados suficientes para cálculo de ambas as medidas no período selecionado (02/01/2023 até 31/05/2023) e que tiveram pelo menos uma negociação por dia no período
  • FIAGROs de FII foram desconsiderados;
  • Foi utilizado como critério de desempate o maior valor na outra medida.

Destaques entre os FIIs com maiores retornos

O destaque do ano até aqui entre os FIIs, segundo o levantamento, é o Kinea II Real Estate Equity, que teve retorno positivo de 43,75%. O fundo, que desenvolve projetos imobiliários, gerou quase o dobro do rendimento do segundo colocado.

De acordo com João Vítor Freitas, analista da Toro Investimentos, fundos com menor liquidez são sujeitos a variações mais bruscas: é o caso do líder do ranking. “O top 1 é um fundo que tinha prazo e já está em processo de desinvestimento. Por isso, sua rentabilidade destoa um pouco dos outros”, explica.

O analista destaca o bom desempenho dos fundos de tijolo, que ocupam as 5 primeiras posições do ranking. A política desses FIIs é investir em aquisição, construção ou aluguel de imóveis. Os gestores buscam pessoas ou empresas interessadas em utilizar os imóveis adquiridos e, em troca, recebe uma renda mensal de aluguel que será distribuída entre seus cotistas.

De acordo com Freitas, a perspectiva de mudança de política monetária, com a possível queda da Selic nos próximos meses, faz com que investidores antecipem aplicações nesses produtos. “Os fundos de tijolo são correlacionados inversamente à taxa de juros: quanto menor a Selic, mais atrativo fica o investimento em imóveis. Ou seja, se o mercado antecipa esse movimento de queda de juros, valoriza esses ativos”, afirma.

Destaques entre os FIIs distribuidores de dividendos

A distribuição de dividendos é outro ponto de atenção entre os investidores na hora de escolher o ativo. Para verificar qual fundo está distribuindo mais proventos é necessário olhar o Dividend Yield (DY).

DY é uma expressão inglesa que, traduzida literalmente, significa rendimento do dividendo. Trata-se de um índice criado para medir a rentabilidade dos proventos de uma companhia em relação ao preço de seu ativo.

O Life Capital Partners lidera entre os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos, com DY de 7,04%. O ativo do tipo híbrido (que mistura as duas modalidades, tijolo e papel) é seguido pelos fundos de papel JPP Capital Recebíveis e Cartesia Recebíveis, com DY de 7,02% e 6,81%, respectivamente.

Freitas destaca os fundos de papel quando se trata de pagamento de dividendos. Um FII de papel tem como estratégia investir em títulos financeiros vinculados ao mercado imobiliário, como LCICRI, títulos de recebíveis imobiliários, cotas de outros Fundos Imobiliários, entre outros. Nesta modalidade, o lucro do fundo vem dos juros e dividendos pagos por esses títulos, ou da venda deles.

O analista explica que índices como CDI e IPCA ainda estão em alta com a atual taxa de juros. Por isso, os FIIs que distribuem os maiores dividendos não são necessariamente os que estão gerando mais retornos.

O que esperar dos FIIs no segundo semestre

No segundo semestre o analista da Toro Investimentos acredita que se a Selic começar a cair os fundos de tijolo vão continuar a se beneficiar.

“Os fundos de tijolo se desvalorizaram ao longo dos meses de forma intensa. Como resultado, seus preços estão baixos e ainda há espaço para que tenham um bom desempenho ao longo do ano”, afirma.

Quer aprender mais sobre FIIs e outros tipos de investimentos? Acesse o Hub de Educação da B3 e confira inúmeros cursos gratuitos.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias