Imposto de renda

Como declarar os investimentos no Imposto de Renda?

Preparamos este guia do IR para facilitar a vida dos investidores com a declaração de ganhos em 2024

Como declarar investimentos no imposto de renda
Saiba como declarar investimentos no imposto de renda

Todo ano, geralmente entre abril e maio, os contribuintes precisam entregar sua Declaração do Imposto de Renda. Tributo que, como o próprio nome diz, incide sobre os ganhos ou rendimentos da população. Saber como declarar investimentos no imposto de renda é essencial nesse momento.

No entanto, fazer essa atividade para muitas pessoas é um bicho de sete cabeças e as dúvidas sobre como prestar contas à Receita Federal tendem a aumentar consideravelmente entre os contribuintes que conquistaram ganhos no mercado de capitais.

Isso porque foi-se o tempo em que declarar os ganhos na Bolsa para a Receita Federal se resumia a relatar os ganhos de uma simples operação de compra e venda de ações.

Com a sofisticação dos produtos financeiros, é o momento de os investidores aprenderem, também, como declarar a renda de cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), os Certificados de Depósito de Ações (BDRs), Fundos de Índices (ETFs) e até de ganhos com transações em criptomoedas.

Com o intuito de esclarecer as dúvidas e desmistificar essa tarefa, preparamos este guia do IR para investidores, abrangendo os ativos mais populares, em renda fixa e variável, disponíveis no Brasil.

Confira ponto a ponto de como declarar seus investimentos no imposto de renda e fique fora da malha fina!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.