Tipos de investimentos

O que são FIIs: aprenda a investir no setor de imóveis

Fundos imobiliários são uma opção para os investidores que querem ter aplicações em empreendimentos como shoppings, galpões e prédios comerciais

Vista aérea do centro de São Paulo com prédios, casas e apartamentos. Uma das finalidades do FII é a gestão desses ativos. Foto: Adobe Stock
Os FIIs são fundos de investimento no mercado imobiliário. Foto: Adobe Stock

Investir em imóveis no Brasil é algo muito tradicional – seja para morar, revender ou obter o rendimento do aluguel. O alto valor e a burocracia envolvida, porém, costumam afastar parte dos interessados. Por isso, na década de 1990, o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) surgiu como uma forma de impulsionar este mercado entre os investidores de pequeno e médio portes.

Mas o que é um FII? De forma resumida, os FIIs são fundos de investimentos formados por pessoas que têm como objetivo comum investir no mercado imobiliário. Ele é criado por um administrador, dentro de bancos ou gestoras de ativos, que realiza o processo de captação de recursos junto aos investidores por meio da venda de cotas.

Você sabia?

O primeiro FII brasileiro foi lançado em 1999 por Moise Politi, na época sócio do Banco Ourinvest. O fundo de investimento do Shopping Pátio Higienópolis tinha 600 investidores, principalmente familiares, amigos e colegas dos sócios, e arrecadou R$ 49 milhões.

Na bolsa de valores do Brasil, os FIIs são identificados por um ticker formado por quatro letras, que representam o nome do fundo, mais o número 11. Quando o fundo é negociado em mercado de balcão organizado, parte do mercado que não está listada na bolsa de valores, ainda se acrescenta a letra B ao final.

O que é o mercado de balcão?

O Mercado de Balcão é o ambiente que permite a realização de operações que não estão registradas na bolsa de valores. Isso não quer dizer, no entanto, que não haja controle ou fiscalização sobre essas transações. O segmento depende da organização e administração de instituições participantes desse mercado.

As principais características do Mercado de Balcão são:

  • Inexistência de um espaço físico de negociação
  • Flexibilidade quanto aos registros das transações
  • Possibilidade de negociação de ativos que não estão habilitados para negociação em bolsa

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.