Sheik dos Bitcoins é preso novamente pela Polícia Federal
O empresário Francisley Valdevino da Silva, que respondia em liberdade acusações de pirâmide financeira, descumpriu as ordens da justiça e continuou operando
A Polícia Federal voltou a prender nesta quinta-feira, 3/11, em Curitiba (PR), o empresário Francisley Valdevino da Silva, conhecido como “Sheik dos Bitcoins”. Ele é apontado como responsável por esquemas de pirâmide financeira e fraudes com criptomoedas no Brasil e no exterior.
Os policiais cumpriram também dois mandados de busca e apreensão dentro dos desdobramentos da Operação Poyais. A investigação apura crimes contra a economia popular e o sistema financeiro nacional, estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O empresário respondia, em liberdade, as acusações de formar pirâmide financeira disfarçada de aluguel de criptomoedas. Mas a polícia constatou que Francisley continuava administrando as empresas, inclusive com encontros frequentes em sua casa no Paraná. As reuniões, segundo a PF, mostraram que a organização criminosa continuava ativa.
“Dias após a deflagração da operação policial, passou a realizar encontros frequentes, em sua residência em Curitiba, com funcionários de suas empresas. Uma das funcionárias é a gerente financeira de seu grupo, ao passo que outro empregado identificado é o responsável pelo designer gráfico das plataformas virtuais criadas pelo investigado para prática das fraudes”, informou a Polícia Federal em nota.
Operação da PF
A Operação Poyais foi deflagrada no dia 06 de outubro deste ano. Nas investigações, a Polícia constatou também que o grupo “confeccionava e comercializava plataformas e sistemas virtuais para terceiros interessados na prática de crimes semelhantes”.
A Polícia Federal trabalha para reparar os prejuízos às vítimas do esquema.
Criptomoedas hoje
O Bitcoin (BTC), assim como outras moedas digitais, operam em baixa nesta quinta-feira. A queda é reflexo do forte pessimismo nos mercados diante do aumento dos juros nos Estados Unidos.
Por volta das 13h20, segundo o Coindesk, o Bitcoin (BTC) operava em queda 0,62% a US$ 20.262 dólares. A Ethereum (ETH) caia mais, 0,83%, vendida a 1.543 dólares. As duas moedas seguem o desempenho da Nasdaq, a bolsa de tecnologia americana. Depois de derreter mais de 3% ontem, o índice encolhe 1,06% aos 10.412 pontos.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre criptoativos? Confira os cursos gratuitos no Hub de Educação Financeira da B3.