Tipos de investimentos

Como investir em cripto pela bolsa? Guia prático

Entre as opções disponíveis para o investidor, as mais populares são os ETF de criptoativos

Ilustração em que uma mão segura um celular com a letra B de bitcoin
O bitcoin é a mais famosa entre os criptoativos. Foto: Adobe Stock

O universo de criptoativos vem crescendo e se popularizando nos últimos anos e a bolsa vem acompanhando de perto essa evolução. Embora esses ativos ainda não sejam regulamentados no Brasil, é possível investir neles dentro da B3.

Uma das maneiras mais populares de realizar operações de cripto na bolsa é pelos ETFs. Os ETFs são fundos de investimentos negociados em bolsa com estratégia passiva, ou seja, com uma carteira que segue a carteira teórica de um índice de referência. Por eles, pode-se investir em ações, renda fixa, metais e também nas criptomoedas.

Hoje, existem 9 ETFs registrados na bolsa que são ligados a índices de cripto. Entre eles há opções de ETFs atrelados a desempenhos de contratos inteligentes, bitcoin, ether e até NFT.

Além dos ETFs, a bolsa brasileira também oferecerá ao mercado o Futuro de Cripto, ampliando o leque de produtos para o investidor diversificar sua carteira. Com esse lançamento, a B3, ao lado da CME (Chicago Mercantile Exchange), se tornará referência na frente de mercado futuro de cripto.

Também estão disponíveis para os investidores as operações de derivativos de balcão e COEs (Certificados de Operações Estruturadas) referenciadas em ativos de cripto, como ETFs de cripto ou ETFs sobre índices de cripto.

Conheça os ETFs de Cripto negociados na bolsa

Hashdex Nasdaq Crypto – HASH11

Primeiro ETF de criptomoedas do Brasil, o Hashdex Nasdaq Crypto é gerido pela Hashdex e baseado no índice da Nasdaq que acompanha o desempenho de uma cesta de criptomoedas com liquidez e capitalização de mercado relevantes. Para ser incluída no índice, a criptomoeda deve ter uma negociação mínima, estar disponível para negociar em exchanges e ser custodiada por instituições definidas pela Nasdaq.

Hashdex Defi – DEFI11

O Hashdex Defi é mais um ETF da Hashdex. Ele está atrelado ao índice CF DeFi Market Cap Weight Composite, que busca refletir o desempenho do setor chamado de finanças descentralizadas – ou “DeFi” (“Ativos de DeFi”), com exposição a todos os principais segmentos da cadeia de valor desse ecossistema.

O que é DeFi?

As finanças descentralizadas (DeFi) são uma forma experimental de finanças que não depende de intermediários financeiros centrais, como corretoras, exchanges ou bancos e, em vez disso, utiliza contratos inteligentes em blockchains (programas) para realizar transações financeiras.

Qr Bloomberg Defi – QDFI11

O Qr Bloomberg Defi é um ETF gerido pela QR Capital que segue o Bloomberg Galaxy DEFI Index, um índice de referência que também acompanha protocolos e aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi), que usam blockchain para oferecer serviços financeiros como empréstimos e seguros sem que haja um intermediário financeiro central.

Hashdex Smart Contract Platforms – WEB311

O Hashdex Smart Contract Platforms é um fundo ligado ao índice CF Web 3.0 Smart Contract Platforms Market Cap Index – Brazil, e, consequentemente, ao Web3, uma tecnologia construída sobre a estrutura das plataformas de contratos inteligentes.

Qr Cme Cf Bitcoin Reference Rate – QBTC11

O Qr Cme Cf Bitcoin Reference Rate é o ETF atrelado ao CME CF Bitcoin Reference Rate, um índice da CF Benchmarks. Publicado às 16h de Londres todos os dias, ele acompanha o preço médio em dólares americanos do Bitcoin em negócios realizados entre 15h e 16h de Londres. Para o cálculo do índice são considerados os negócios realizados nas exchanges de criptomoedas que atendam aos padrões de liquidez e controles internos definidos pela CF Benchmarks.

Qr Cme Cf Ether Reference Rate – QETH11

Seguindo o mesmo modelo do anterior e também gerido pela QR Capital, este ETF é ligado ao CME CF Ether-Dollar Reference Rate, índice da CF Benchmarks. Também divulgado às 16h de Londres todos os dias, ele acompanha o preço médio em dólares americanos do Ether em negócios realizados entre 15h e 16h de Londres, seguindo o mesmo regulamento das negociações de bitcoin.

Nasdaq Bitcoin Reference Price – BITH11

Dentro das opções de bitcoin também há o Nasdaq Bitcoin Reference Price, que é calculado pela CF Benchmarks e administrado pela Nasdaq. O índice que leva o mesmo nome do ETF é publicado diariamente às 15h de Nova York e tem como objetivo acompanhar o preço do Bitcoin em dólares americanos nos negócios realizados entre 14h50 e 15h00 (horário de Nova Iorque) nas exchanges de criptomoedas que atendam aos padrões de liquidez e controles internos definidos na metodologia do Nasdaq Crypto Index.

Nasdaq Ether Reference Price – ETHE11

No mesmo padrão do ETF de bitcoin da Nasdaq, também há a opção de ether, que acompanha o índice Nasdaq Ether Reference Price. Divulgado diariamente às 15h de Nova York, acompanha o preço do ether em dólares americanos dos negócios realizados entre 14h50 e 15h00 (horário de NY).

Investo Vaneck Etf Crypto Compare Media Entertainment Leaders – NFTS11

Mais novo entre os ETF de cripto, o Investo Vaneck Etf Crypto Compare Media Entertainment Leaders, gerido pela Investo, é a primeira opção registrada na bolsa voltada para NFTs. Ele é atrelado ao índice MVIS CryptoCompare Media & Entertainment Leaders, que visa acompanhar o desempenho dos maiores e mais líquidos criptoativos de mídia e entretenimento, os famosos NFTs.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre criptoativos? Confira os cursos gratuitos no Hub de Educação Financeira da B3.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias