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Tem CDB da BRK, PortoCred ou CHB? Você pode ter o dinheiro de volta

Além de 10% dos investidores das financeiras liquidadas este ano pelo BC, investidores da CHB, liquidada em 2021, ainda podem solicitar o pagamento ao FGC

Credores que possuíam investimentos cobertos pela garantia do FGC em instituições financeiras liquidadas extrajudicialmente pelo Banco Central têm direito a R$ 119,83 milhões ainda não resgatados.

O valor diz respeito à soma das garantias que ainda não foram solicitadas ao FGC por investidores da BRK e da Portocred, liquidadas extrajudicialmente pelo Banco Central em fevereiro deste ano, e da CHB, cuja liquidação extrajudicial foi decretada pelo BC em março de 2021.

“Solicitar a garantia ficou ainda mais fácil a partir do lançamento do aplicativo do FGC, em outubro de 2020″, diz Daniel Lima, diretor-executivo do FGC. O processo é feito de forma segura, por meio de uma assinatura eletrônica e biometria. “Ao recebermos do liquidante da instituição a lista de depositantes e investidores com direito à garantia, o pagamento é feito em até dois dias úteis após o credor completar seu cadastro e a assinatura dos documentos pelo app”, explica.

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No caso da BRK, as garantias não solicitadas chegam a R$ 72,65 milhões, para 5,5 mil credores. Em relação à Portocred, R$ 42,28 milhões não foram resgatados por 2,6 mil depositantes. No que diz respeito à CHB, R$ 4,9 milhões ainda podem ser requisitados por 142 investidores.

O FGC oferece garantia de até R$ 250 mil para investimentos em produtos como conta corrente, poupança, CDB, RDB, LCI e LCA, para cada CPF ou CNPJ, por instituição financeira associada ou conglomerado financeiro. Há um teto de R$ 1 milhão, a cada período de quatro anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.

Como solicitar o dinheiro

A solicitação da garantia tem de ser feita pelo aplicativo do FGC, em processo que compreende a identificação dos credores, com o envio de uma cópia do RG ou CNH (atualmente o serviço de identificação biométrica somente aceita estes documentos) e informação dos dados bancários, para preparação do documento a ser assinado.

O pagamento das garantias é realizado após o credor assinar o termo no app. O depósito é feito na conta informada e de titularidade do credor, por meio de uma TED (Transferência Eletrônica Disponível).

O processo de solicitação de garantia para estrangeiros (que não possuem CNH), menores de idade e inventariantes (espólio) é realizado somente pelo e-mail [email protected], com envio de cópias de documentos pelo Correio e assinatura reconhecida em cartório.

Alerta sobre golpes

O FGC alerta para possíveis tentativas de golpe envolvendo o pagamento de garantia.

Os canais oficiais de atendimento envolvem o app do FGC, telefone, e-mail e redes sociais. Nenhum contato é feito por meio do WhatsApp, e ninguém está autorizado a oferecer este tipo de serviço ou operação em nome do FGC.

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