Veja como fica o funcionamento dos bancos na semana com o feriado da Consciência Negra
Clientes podem usar os canais digitais dos bancos para pagamento de contas e demais serviços
A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
As agências bancárias não abrirão na quinta-feira, 20, feriado nacional para do Dia da Consciência Negra. Compensações bancárias, como transferências via TED e pagamento de boletos, não serão finalizadas nesta data. Já o Pix, que funciona 24 horas, segue operando normalmente.
Na sexta-feira, dia 21 de novembro, os bancos abrem normalmente, exceto nas localidades onde há feriado estadual ou municipal.
Além das áreas de autoatendimento das agências que estiverem disponíveis, os clientes podem usar os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.
“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, diz a nota da Febraban.
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Se não ocorrer, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
+ Feriados 2026: confira calendário e dicas para se planejar financeiramente para viajar
Funcionamento da Bolsa no feriado
A bolsa brasileira, a B3, também não terá operação na quinta-feira, 20, mas volta a funcionar normalmente na sexta-feira, 21.
Na sexta-feira, voltam as negociações nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados.
O mesmo ocorre para o mercado de empréstimo de ativos, compensação, liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 e na Câmara de Câmbio, além da Central Depositária de Renda Variável B3, Balcão B3, negociação e liquidação de títulos públicos do Tesouro Direto, e Infraestrutura para Financiamento B3.
Os horários de negociação permanecem inalterados:
Mercado de ações: das 10h às 18h, com encerramento do mercado a termo às 18h25. · Mercado de balcão organizado: das 10h às 18h.
Mercado de Derivativos: das 09h às 18h30.
Confira aqui o calendário completo de funcionamento da B3 em feriados.
*Matéria originalmente publicada em IstoÉ Dinheiro, site parceiro de B3 Bora Investir
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.