Objetivos financeiros

470 mil pessoas podem receber valores da época Collor. Você é uma delas?

Levantamento mostra pela 1ª vez a média dos pagamentos e quantos brasileiros ainda podem receber os valores

Fernando Collor
O ex-presidente Fernando Collor e a então ministra da Fazenda, Zélia Cardoso, abrem uma poupança na Caixa semanas antes de realizarem o confisco (Foto: Ricardo Chaves/Estadão Conteúdo)

Um novo levantamento feito pela Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo) mostra que cerca de 470 mil brasileiros podem receber ainda este ano valores referentes a perdas econômicas do passado. São poupadores – ou seus herdeiros –, que aguardam há décadas a resolução de processos judiciais para reaver o dinheiro perdido nos planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II.

Não é novidade que há centenas de milhares de brasileiros na luta para reaver o que perderam há mais de 30 anos. O E-Investidor contou essa história no final de julho.

Mas esta é a primeira vez que a Febrapo levanta a média de valores: 70% dos pagamentos estão calculados em até R$ 30 mil, mas há quem tenha direito de receber quantias maiores, que superam os R$ 100 mil.

O E-Investidor explica como saber se você tem direito e também diz como aderir ao Acordo Coletivo para receber os valores ainda em 2023. Para saber mais, acesse a matéria aqui.