Objetivos financeiros

Deu ruim! Influenciadores contam erros de quando começaram a investir

Nath Finanças, Economista Sincero, Lucas Pit Money e Thiago Salomão relembram experiências de quando entraram no mundo dos investimentos

Influencers Lucas Pit Money, Nath Finanças, Economista Sincero e Thiago Salomão.
Influencers Lucas Pit Money, Nath Finanças, Economista Sincero e Thiago Salomão.

Superar a preguiça e sair da inércia para começar a investir é o primeiro passo. Mas, mesmo que você tente fazer isso da melhor maneira, indo atrás de informações de qualidade, não estará imune a erros. Como em todo processo de aprendizado, os erros podem acontecer – e mais importante é sempre aprender com eles.

Esses tropeços aconteceram até mesmo com aqueles que, hoje, ajudam as pessoas a darem os primeiros passos em sua jornada de investimentos. É o que Nath Finanças, Charles Mendlowicz, o Economista Sincero, Lucas Pit Money e Thiago Salomão revelam ao Bora Investir.

A orientadora financeira, Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, cita dois erros que podem, inclusive, impedir muitos de entrar no mundo dos investimentos: o medo de começar e acreditar que investir é algo só para ricos ou para quem tem dinheiro. Ela acredita que essas ideias erradas acabam impedindo as pessoas de agirem com segurança. “Ninguém nos ensinou a investir, infelizmente”, afirma.

Nath conta que não ter medo de começar é o melhor remédio contra a inércia. Ela diz que esse foi o melhor conselho que recebeu. “Quando iniciei minha caminhada empreendedora, o medo do desconhecido poderia ter me paralisado, mas um professor de matemática financeira foi essencial ao me dar esse conselho: que eu deveria investir em conhecimento e aplicar tudo o que eu estava aprendendo. Se ele não tivesse me dado esse empurrãozinho e eu não tivesse arriscado, quem sabe eu não estaria aqui agora, com a minha plataforma”, lembra.

Passado o medo de começar a investir, outro erro pode se apresentar aos que iniciam essa jornada: a pressa. É o que destaca o criador do canal Economista Sincero, Charles Mendlowicz. Ele conta que se apressou e começou direto em renda variável, no day trade e em opções.

“Acabei investindo dessa forma com pouco conhecimento, o que me levou a perder bastante dinheiro na época. Insisti nesses métodos até que me dei conta de que não daria certo, principalmente pelo tempo que me tomava, e comecei a virar o jogo”, afirma o economista. Aqui no Bora Investir, você pode passear pelos principais produtos à disposição dos investidores, em renda fixa e variável, para ter um panorama melhor, antes de decidir.

O início como trader também foi a realidade de Lucas Pit Money, que diz que seu erro foi pegar o dinheiro que ganhava nas operações e apenas voltava a investir novamente, usando alavancagem. A mentalidade de buy and hold – ou seja, comprar ativos acreditando em sua valorização no médio e longo prazos – só veio quando adquiriu mais experiência. “Passei um pouco de perrengue até entender que dinheiro de trading é dinheiro de trading e dinheiro de investimentos é dinheiro de investimentos”, lembra ele.

A perda de dinheiro com investimentos em opções também aconteceu com Thiago Salomão, fundador do Market Makers. Ele conta que, apesar disso, perdeu apenas o lucro e não o dinheiro investido, já que, quando começou a investir, era bem conservador com seus aportes. Uma boa dica para quem vai investir pela primeira vez em um tipo de ativo, especialmente se ele for mais complexo, é começar com uma quantia modesta.

O melhor conselho, segundo Charles, é ter calma, não fazer nada de forma abrupta e sem pensar. A paciência, aliada à busca constante de conhecimento, pode ajudar e muito o investidor no começo. Se os erros vierem, e podem vir, serão menores e não impedirão você de continuar em sua jornada. Sem se esquecer de uma máxima que Thiago Salomão faz questão de frisar: gaste menos do que você ganha. “Parece óbvio, mas é essencial”.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.