Objetivos financeiros

Deu ruim! Influenciadores contam erros de quando começaram a investir

Nath Finanças, Economista Sincero, Lucas Pit Money e Thiago Salomão relembram experiências de quando entraram no mundo dos investimentos

Influencers Lucas Pit Money, Nath Finanças, Economista Sincero e Thiago Salomão.
Influencers Lucas Pit Money, Nath Finanças, Economista Sincero e Thiago Salomão.

Superar a preguiça e sair da inércia para começar a investir é o primeiro passo. Mas, mesmo que você tente fazer isso da melhor maneira, indo atrás de informações de qualidade, não estará imune a erros. Como em todo processo de aprendizado, os erros podem acontecer – e mais importante é sempre aprender com eles.

Esses tropeços aconteceram até mesmo com aqueles que, hoje, ajudam as pessoas a darem os primeiros passos em sua jornada de investimentos. É o que Nath Finanças, Charles Mendlowicz, o Economista Sincero, Lucas Pit Money e Thiago Salomão revelam ao Bora Investir.

A orientadora financeira, Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, cita dois erros que podem, inclusive, impedir muitos de entrar no mundo dos investimentos: o medo de começar e acreditar que investir é algo só para ricos ou para quem tem dinheiro. Ela acredita que essas ideias erradas acabam impedindo as pessoas de agirem com segurança. “Ninguém nos ensinou a investir, infelizmente”, afirma.

Nath conta que não ter medo de começar é o melhor remédio contra a inércia. Ela diz que esse foi o melhor conselho que recebeu. “Quando iniciei minha caminhada empreendedora, o medo do desconhecido poderia ter me paralisado, mas um professor de matemática financeira foi essencial ao me dar esse conselho: que eu deveria investir em conhecimento e aplicar tudo o que eu estava aprendendo. Se ele não tivesse me dado esse empurrãozinho e eu não tivesse arriscado, quem sabe eu não estaria aqui agora, com a minha plataforma”, lembra.

Passado o medo de começar a investir, outro erro pode se apresentar aos que iniciam essa jornada: a pressa. É o que destaca o criador do canal Economista Sincero, Charles Mendlowicz. Ele conta que se apressou e começou direto em renda variável, no day trade e em opções.

“Acabei investindo dessa forma com pouco conhecimento, o que me levou a perder bastante dinheiro na época. Insisti nesses métodos até que me dei conta de que não daria certo, principalmente pelo tempo que me tomava, e comecei a virar o jogo”, afirma o economista. Aqui no Bora Investir, você pode passear pelos principais produtos à disposição dos investidores, em renda fixa e variável, para ter um panorama melhor, antes de decidir.

O início como trader também foi a realidade de Lucas Pit Money, que diz que seu erro foi pegar o dinheiro que ganhava nas operações e apenas voltava a investir novamente, usando alavancagem. A mentalidade de buy and hold – ou seja, comprar ativos acreditando em sua valorização no médio e longo prazos – só veio quando adquiriu mais experiência. “Passei um pouco de perrengue até entender que dinheiro de trading é dinheiro de trading e dinheiro de investimentos é dinheiro de investimentos”, lembra ele.

A perda de dinheiro com investimentos em opções também aconteceu com Thiago Salomão, fundador do Market Makers. Ele conta que, apesar disso, perdeu apenas o lucro e não o dinheiro investido, já que, quando começou a investir, era bem conservador com seus aportes. Uma boa dica para quem vai investir pela primeira vez em um tipo de ativo, especialmente se ele for mais complexo, é começar com uma quantia modesta.

O melhor conselho, segundo Charles, é ter calma, não fazer nada de forma abrupta e sem pensar. A paciência, aliada à busca constante de conhecimento, pode ajudar e muito o investidor no começo. Se os erros vierem, e podem vir, serão menores e não impedirão você de continuar em sua jornada. Sem se esquecer de uma máxima que Thiago Salomão faz questão de frisar: gaste menos do que você ganha. “Parece óbvio, mas é essencial”.