Objetivos financeiros

10 livros sobre educação financeira e investimentos para te inspirar

Confira obras fundamentais para quem está começando e para quem já tem muita experiência com o mercado financeiro

Livros empilhados
Confira 10 dicas de títulos para os investidores, dos iniciantes aos avançados. Foto: Adobe Stock

Na hora de aprender a lidar com o dinheiro e começar a investir, todo conhecimento é bem-vindo para adequar perfis, objetivos e expectativas. “Educação financeira é um trabalho contínuo, que muito lembra uma maratona: quem quer correr rápido demais para fugir do pelotão sem ter uma base sólida vai acabar se cansando e desistindo cedo, antes mesmo de ver os primeiros resultados aparecerem”, resume Gilson Finkelsztain, CEO da B3, a bolsa brasileira.

Para evitar que isso aconteça, é preciso buscar formas de aprender. Neste artigo, além de sugerir os cursos gratuitos do hub de educação da B3, recorremos aos livros sobre educação financeira, finanças e mercados para inspirar você a se tornar um maratonista de alta performance. São 10 dicas de títulos para os investidores, dos iniciantes aos avançados.

1. Pai Rico, Pai Pobre

Para começar a falar sobre finanças pessoais, um dos clássicos da literatura é essa obra de Robert Kiyosaki. Escrito em 1997, é uma introdução ao mundo das finanças, trazendo conceitos importantes como relações de trabalho, educação e administração do dinheiro. É uma excelente alternativa para você que está disposto a iniciar sua trajetória com um grande passo.

2. Fora da Curva 1

O primeiro livro da série – organizada por Florian Bartunek (gestor da asset Constellation Asset), pela jornalista Giuliana Napolitano (Brazil Journal) e pelo advogado Pierre Moreau (membro da Câmara de Arbitragem de Mercado) – traz a história de dez dos maiores gestores do Brasil, como Luis Stuhlberger, do famoso fundo Verde. Na obra, os profissionais falam sobre suas trajetórias, estratégias para a gestão de portfólio e como construíram empresas com valores.

3. Fora da Curva 2

Na mesma linha do livro mencionado anteriormente, o segundo volume da série traz a história de treze importantes figuras do mercado financeiro, como Guilherme Benchimol, fundador da XP, e Henrique Bredda, gestor do Alaska Asset Management. No livro, as personalidades entrevistadas, além de falarem sobre suas trajetórias pessoais e profissionais, também compartilham dicas para quem quer investir e/ou empreender.

4. Mercado Financeiro: Produtos e Serviços

Caminhando agora para as indicações de livros para investidores intermediários, não tem como deixar de fora aquele que é considerado “a bíblia do mundo das finanças”. Neste livro, Eduardo Fortuna apresenta os diversos produtos e serviços disponíveis no mercado financeiro, além de trazer estratégias de investimentos para entusiastas, investidores e profissionais da área.

5. O Investidor Inteligente

O clássico de Benjamin Graham foi escrito na década de 1940, mas continua atual. Tido como um dos mais importantes do mundo dos investimentos, o livro aborda estratégias de investimento, construção, gestão e análise de carteira e ativos.

+ Veja também: 7 filmes sobre o mercado financeiro

6. Quando os gênios falham – A ascensão e a queda da Long-Term Capital Management

Neste livro produzido pelo jornalista Roger Lowenstein, uma série de entrevistas e memórias leva o leitor à década de 1990 para entender como a famosa gestora de Wall Street passou de uma instituição com US$ 100 bilhões sob sua gestão para um dos maiores desastres do mercado financeiro.

7. A Lógica do Cisne Negro

Abrindo as indicações para investidores avançados, o livro de Nassim Nicholas Taleb é considerado um clássico para ensinar o leitor sobre tomadas de decisão. O autor fala sobre como surge um cisne negro – um fenômeno que é altamente improvável e produz um grande impacto – como só posteriormente o ser humano é capaz de elaborar uma explicação lógica sobre o que aconteceu.

8. Previsivelmente Irracional

O professor de psicologia e economia comportamental Dan Ariely explica como a mente humana funciona em momentos em que é necessário tomar uma decisão. A partir de experimentos, o autor aponta como reconhecer falhas dentro das frações de segundos prévias a uma decisão.

9. O Jogo da Mentira

Para quem gosta de tesouraria, o livro de Michael Lewis explica qual o caminho percorrido pelo dinheiro no mercado financeiro e conta como os corretores de Wall Street lidavam com balanços financeiros, grande fortunas e lucros e, até mesmo, prejuízos inesperados.

10. A Grande Aposta

Para finalizar a lista, outra obra de Michael Lewis, que virou até filme. O autor aborda, em detalhes, os motivos que levaram à crise do subprime americano em 2008, um dos maiores colapsos financeiros da história, que levou a uma crise econômica global.

Fugindo um pouco do tema de finanças, mas olhando também para quem se interessa em leituras sobre negócios, vão aqui mais três indicações de livros que falam de histórias reais de empreendedores mundo afora: “Aventuras Empresariais”, de John Brooks; “A mentalidade do fundador”, de James Allen e Chris Zook; e “Fora da Curva 3”, organizado por Florian Bartunek, Pierre Moreau e Ariane Abdallah.

Para continuar estudando a respeito do universo das finanças e investimentos, nosso portal pode ser um grande aliado. Continue navegando por aqui e conheça artigos que vão dos conteúdos mais básicos aos mais avançados. Boa leitura!

Veja também: 8 cursos gratuitos sobre finanças para você começar a investir

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.