Objetivos financeiros

“Economize como pessimista e invista como otimista”, diz Morgan Housel, autor best-seller

Autor Morgan Housel participou de conversa na Expert XP 2025 sobre vida e finanças

Ao pensar em investimentos, muitas vezes vem à mente números e contas, mas segundo Morgan Housel, autor do best-seller ‘A psicologia financeira’, o comportamento é parte primordial da relação com dinheiro. 

Em conversa na Expert XP 2025 sobre vida e finanças, Housel afirmou que as pessoas costumam a pensar nas economias como uma gratificação tardia, mas que ele prefere pensar diferente.  

“Penso em cada poupança como um pouco mais de independência. Cada dinheiro que eu economizo é como se eu estivesse comprando mais independência, e no prazer desta realização”, ressaltou. 

O autor diz que não fomos feitos para pensar de forma exponencial, e por isso subestimamos o poder dos investimentos. O modo de pensar imediatista, em ganhar mais agora, segundo ele, faz com que haja uma distorção da capacidade de gerar renda no longo prazo. 

“O que importa nos investimentos é por quanto tempo o rendimento acontece e não exatamente o quanto você consegue ter rendimento agora. É no longo período que você consegue capital”, aponta. 

No entanto, Housel ressalta que o curto prazo é tão importante quanto o longo prazo, e destaca o equilíbrio de poupar no agora e pensar no futuro. “Economizo dinheiro como pessimista e invisto como otimista. Precisamos saber que o mundo é lugar frágil e instável, mas para os que passam desse pensamento também recebem os rendimentos do longo prazo”. 

Gerar renda sem ganância 

No painel, também foi apontado que a relação com o dinheiro também precisa sair do local onde ele serve para gerar riqueza. “O dinheiro é uma ferramenta para fazer as coisas que vão fazer diferença no final da vida. Pare de tentar ganhar dinheiro, mas utilize de uma forma melhor, sem se comparar com o quanto as outras pessoas ganham”.   

“Quando você percebe que a riqueza vem do acúmulo de capital de 20 e 30 anos, entende que a pressa é apenas uma inimiga. É importante ter uma mentalidade de não imediatismo, diferente do que se vê hoje entre as pessoas que sempre perguntam: o que eu preciso comprar hoje para ficar rico mais rápido?”, reforçou Morgan Housel. 

Além disso, ele ressalta a importância de investigar a fundo os sentimentos que vêm da nossa relação com o dinheiro. “Sempre ir a uma camada mais profunda para entender os sentimentos que temos em relação ao dinheiro, seja inveja, ganância, tristeza. Descascar as camadas para chegar no lado psicológico de gastar o dinheiro”. 

+ Conheça 3 lições sobre finanças do autor best-seller Morgan Housel

Conselhos de Morgan Housel 

O autor ainda deixou alguns conselhos que vê como essenciais para que as pessoas sejam bem-sucedidas (aqui, leia-se felizes), com suas finanças.  

Para ele, dois comportamentos são os mais importantes de serem evitados, a superconfiança e a impaciência. Isso porque a primeira pode virar uma soberba, o que faz com que situações inesperadas te peguem muito desprevenido e surpreendido. 

Já na segunda, ressalta a falta de entendimento do que se quer fazer com seus investimentos no longo prazo. “A falta de compreensão do que é longo prazo faz gerar essa impaciência que geram erros”. 

Quer simular investimentos no Tesouro DiretoAcesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.