Objetivos financeiros

Educação financeira infantil: saiba falar de finanças com os pequenos

Saiba como trabalhar a educação financeira infantil para criar adultos mais conscientes e seguros

Criança colocando moedas dentro de um cofrinho.
Para a consultora internacional de educação financeira Cássia D’ Aquino, é importante tratar de finanças com as crianças a partir de quatro premissas bem concretas.

Dinheiro é assunto de criança? O tema pode parecer espinhoso e difícil de tratar. Para algumas famílias, o assunto dá até um pouco de vergonha. Para outras, é complexo, abstrato demais para a idade. Na realidade, falar sobre dinheiro é o primeiro passo para ajudar as crianças a estabelecer uma relação mais equilibrada e saudável com as finanças ao longo da vida.

De forma geral, os pequenos são grandes observadores. É por meio desse olhar atento que eles começam a compreender os mecanismos e estruturas sociais – o que inclui, naturalmente, a percepção do consumo.

Por isso, nem adianta tentar fugir: enquanto descobrem a realidade, as crianças vão pedir e questionar. “Me compra tal coisa?” talvez seja a primeira pergunta. “Somos ricos ou pobres?” também é clássica.

Para a consultora internacional de educação financeira Cássia D’ Aquino, é importante tratar de finanças com as crianças a partir de quatro premissas bem concretas: como ganhar; como poupar; como gastar; e como doar.

Criança também pode investir?

D’Aquino é psicanalista pós-graduada em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autora de livros como “Educar para o consumo” (Papirus 7 mares, 2012) e “Como falar de dinheiro com seu filho”.

Neste guia, preparado com a ajuda de D’Aquino, aprenda como falar com crianças de todas as idades sobre dinheiro.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias