Investir melhor

Como a IA pode contribuir para melhorar as análises de investimentos?

Adesão à IA no universo de investimentos foi tema de debate na Bridgewise AInvest 2024, edição Brasil, evento realizado pela fintech israelense Bridgewise com a B3

Ilan Furman, diretor de investimentos da Bridgewise, com um microfone na mão a frente de um painel. Foto: Cauê Diniz/B3
No Bridgewise AInvest 2024, edição Brasil, agentes do mercado destacaram os benefícios e desafios de lidar com a IA ao analisar os investimentos. Foto: Cauê Diniz/B3

O avanço da tecnologia coloca a Inteligência Artificial (IA) cada vez mais no cotidiano das pessoas. E essa relação não é diferente no universo dos investimentos, principalmente entre analistas e as ferramentas de IA.

No Bridgewise AInvest 2024, edição Brasil, evento realizado pela fintech israelense Bridgewise e pela B3, agentes do mercado destacaram os benefícios e desafios de lidar com a IA ao analisar os investimentos.

Ilan Furman, diretor de investimentos da Bridgewise, afirmou que acredita que o trabalho humano de análise de investimentos não terá fim com a ferramenta, mas que ela servirá para auxiliar e potencializar novos profissionais.

“Os analistas humanos não serão substituídos pela IA, mas por outros humanos que saibam usá-la da melhor forma”, diz.

Victor Montezuma, CFO na Suno, ressalta que, em todas as indústrias, a tecnologia veio para levar a melhor comodidade e produtividade. “Em investimentos, não é diferente, a tecnologia não vem para substituir o analista, mas para gerar produtividade a ele no trabalho e uma comodidade maior ao investidor final”.

Já Juliana Nogueira, CEO da Guide Investimentos, destaca que a interação entre analistas humanos e IA é um caminho sem volta. “Com ele, pode-se atuar de uma forma muito mais precisa nas análises. É possível personalizar mais as análises com base no perfil do seu cliente”.

IA e a democratização de informação e investimentos

O Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Bridgewise no Brasil, Thiago Guedes, ressaltou que o momento atual do mundo é de investimentos que não têm fronteiras, onde pode-se investir em qualquer lugar do mundo com cada vez mais facilidade.

Porém, ele aponta que apenas 20% das ações globais possuem cobertura de analistas e que três bolsas do mundo concentram 50% do valor de mercado (market cap) total, o que mostra ainda uma concentração de investimentos muito grande. Isso, somado ao fato de as principais casas de análises apenas produzirem conteúdo em inglês.

“A IA vem para democratizar a informação acessível em qualquer idioma, já que muitas empresas no mundo fazem análise, mas nem todo conhecimento é entregue igualmente”, afirma.

Além da disponibilidade de acesso a documentos seguros traduzidos, Rogério Santana, head de Relacionamento com o Cliente na B3, aponta como a tecnologia pode gerar mais conteúdo aos analistas.

“A cobertura é muito definida pela demanda dos investidores, então a IA pode facilitar um universo de cobertura maior. Com a tecnologia, os analistas conseguem ir além para identificar, compilar e organizar todas as informações e dados para criar melhores análises”, afirma.

Para José Cataldo, head de Research na Ágora Investimentos, a IA traz, além da maior quantidade de dados, também a otimização do tempo dos analistas. “O capital humano é importante para conhecer e analisar os dados que a IA nos permite ter, e levar uma comunicação assertiva”.

Esse por fim, é o desafio apontado por Nogueira: o bom uso da ferramenta, identificando se os dados são seguros ou tendenciosos, para entregar uma análise completa e confiável.

“A tecnologia é um meio para levar a informação, que é o ponto chave para trazer novos investidores para o mercado financeiro”, completa a CEO da Guide Investimentos.

Quer saber mais sobre como começar a investir? Confira este curso gratuito do Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.