O que são e como atuam os formadores de mercado
Formadores de mercado são responsáveis por proporcionar liquidez aos ativos financeiros
Por Victor Rabelo
Um dos fatores mais importantes que deve ser observado antes de investir em um ativo é a liquidez. A liquidez é a facilidade e rapidez com que um ativo pode ser convertido em dinheiro sem afetar significativamente seu preço. E os responsáveis por proporcionar liquidez a esses ativos são os formadores de mercado.
Os formadores de mercado, ou “market makers” em inglês, são instituições credenciadas na B3 que se comprometem a comprar e vender ativos de forma contínua. Isso facilita a negociação e torna mais fácil para os investidores negociarem ativos sem grandes variações nos preços.
Marcos Crivelaro, professor de finanças da Fundação Vanzolini, explica quais são os benefícios da presença de formadores de mercado são “spreads mais estreitos, maior profundidade de mercado, redução do impacto de ordens grandes sobre os preços e uma experiência de negociação mais eficiente para todos os participantes”.
Sobre a atuação desses formadores de mercado, o professor complementa que “o processo de formação de preço por esses agentes é técnico, dinâmico e ancorado em modelos estatísticos de precificação e risco. Eles ajustam suas cotações em tempo real com base em fluxo de ordens, volatilidade implícita, arbitragem entre mercados correlacionados e até algoritmos”, diz.
Como contrapartida para esses formadores de mercado, a B3 oferece benefícios tarifários como forma de incentivo, reduzindo o custo de atuação e alavancando ainda mais a participação deles no mercado.
Regulamentação dos formadores de mercado
A atividade de formador de mercado está regulamentada pela instrução CVM nº 133. Segundo a resolução, “a atividade de formador de mercado deve ser exercida por pessoas jurídicas cadastradas pelas entidades administradoras de mercado organizado para a realização de operações destinadas a fomentar a liquidez de valores mobiliários admitidos à negociação em mercados por elas administrados”.
Para garantir transparência e igualdade de condições, a instrução ainda determina que “o formador de mercado não pode exercer sua atividade de forma a criar, direta ou indiretamente, condições artificiais de demanda, oferta ou preço dos valores mobiliários, ou incorrer em práticas não equitativas”.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.