Qual a relação entre investir e doar? Edu Lyra aborda o tema em Masterclass
Conteúdo das aulas é apresentado por Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões
Muito se engana quem pensa que investimentos financeiros e ações sociais não se misturam. O novo curso gratuito e exclusivo do HUB de Educação Financeira da B3 – Masterclass: a relação entre investir e doar – explica que essas duas ações produzem efeitos similares na sociedade no longo prazo.
Quem ministra a Masterclass é Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, empresa focada no desenvolvimento social de favelas brasileiras. A Gerando Falcões hoje conta com mais de 3.000 doadores e já arrecadou mais de R$ 4 milhões para seus projetos.
Na Masterclass, Lyra traça um paralelo entre a figura social do doador e do investidor, frisando o que no mercado financeiro é conhecido como investidor ativista. Essa é a pessoa que além de comprar ações de uma empresa também participa das decisões corporativas, apresentando projetos e contribuições para que a entidade siga determinados caminhos.
+ Você sabe o que é uma ação? Entenda o significado de ON, PN e mais
Outra semelhança tem a ver com o propósito, isso é, o fato de ser possível escolher investimentos e doações com base em valores pessoais. Por exemplo, investir em empresas que respeitam critérios de ESG e doar às instituições envolvidas com projetos de sustentabilidade e inclusão social.
Para que investimentos e doações sejam feitos sem riscos e com consciência, a Masterclass também aborda o que deve ser observado antes de investir e doar. Segundo Lyra, “quem investe numa empresa precisa saber quem é o CEO, quem é o time que esse CEO montou, se o produto dessa companhia tem boa adesão etc. Doar é investir, porque a cabeça é a mesma. É preciso encontrar uma ONG, saber quem está liderando e qual a solução que essa ONG está entregando.”
Entre outros assuntos, a Masterclass também apresenta o conceito ganhar, gastar, investir e doar. A ideia defende que ganhar e gastar são as práticas mais fáceis relacionadas a dinheiro, pois a primeira vem do trabalho e a segunda prioriza os gastos imediatos.
Já investir e doar são práticas mais difíceis. A primeira porque põe o futuro em foco e não o presente. Já para a segunda é preciso reconhecer a importância de compartilhar parte da renda com quem precisa, um hábito que ainda não é muito disseminado.
A Masterclass: a relação entre investir e doar é gratuita. Para acessá-la é preciso apenas um cadastro no HUB de Educação Financeira da B3.