Objetivos financeiros

O que é a análise técnica ou grafista?

Para os estudiosos, o movimento de um ativo sempre repete uma tendência histórica

A análise técnica de um ativo é o estudo das variações da sua cotação no mercado com o objetivo de prever movimentos futuros no seu preço. A base principal desta teoria é que o comportamento passado consegue explicar sua oscilação atual, assim como indicar uma eventual tendência de valorização ou desvalorização dali em diante.

Trata-se de uma das diversas ferramentas que ajudam investidores a fazer escolhas no mercado de ações.

O foco da análise técnica está nas flutuações dos preços, procurando padrões de volatilidade que possam sugerir a direção do próximo movimento. Em outras palavras, a análise técnica busca identificar o cenário mais provável para determinado ativo.

Os críticos da análise técnica costumam ignorar suas conclusões, acreditando se tratar de um mero exercício de futurologia. Para eles, o que determina o preço de uma ação é, basicamente, a quantidade de investidores interessados na sua compra (porque acreditam no valor da empresa) ou venda (situação contrária).

Segundo os fundamentalistas, há fatores melhores a serem observados no lugar dos gráficos, como as condições macroeconômicas, novas políticas públicas e mudanças no segmento de atuação.

Porém, esse raciocínio falha ao desconsiderar o comportamento irracional do mercado. Para os estudiosos das variações de preços, o movimento de um ativo sempre repete uma tendência histórica.

A análise técnica se utiliza de gráficos – os chamados candlesticks e os gráficos de linha – para tecer suas previsões. O segredo é saber interpretá-los.

Os candlesticks mostram os quatro principais valores de um ativo: a abertura, o fechamento, a máxima e a mínima de um determinado período.

Quando a abertura é maior que o fechamento anterior, isso indica uma tendência de alta, assim como o contrário (abertura menor que o fechamento anterior), revela uma tendência de baixa. Saiba mais detalhes sobre a técnica dos candlesticks.

Qual investidor não está em constante busca por ferramentas que guiem suas decisões de compra e venda?

Entre aqueles que operam com os ativos de renda variável, é comum buscar indicações de como estará o preço de uma determinada ação no futuro. Para esse desejo comum, há duas formas complexas de orientação no mercado: a análise fundamentalista e a análise técnica.

Ambas buscam, de forma distinta, estudar a volatilidade a que assistimos no dia a dia do mercado da bolsa de valores. Além de auxiliar os traders a alcançar maior rentabilidade em suas aplicações, por meio da computação de dados qualitativos e/ou quantitativos, as análises possibilitam a definição de preços justos para cada ação.

Neste texto, vamos nos aprofundar na análise técnica, de forma a entender o que ela é e como funciona.