Organizar as contas

Carnaval: saiba como se proteger dos principais golpes financeiros em meio à folia 

Golpes relacionado a cartões e pagamentos são os mais comuns nessa época

Folia, curtição, aglomeração… o Carnaval é uma época em que muitas pessoas saem às ruas para se divertir. Porém, a folia pode virar estresse caso um golpe financeiro aconteça. Segundo especialistas, a festa é propícia para o ato, por isso requer atenção dos foliões. 

“No carnaval tem muita aglomeração, com as pessoas buscando se divertir e geralmente mais distraídas, o que é um prato cheio para os golpistas”, aponta José Luiz Santana, diretor de segurança digital do C6 Bank

O avanço das tentativas de fraudes acompanha a inovação tecnológica, afirma a Zetta, associação de serviços financeiros digitais, pois os potenciais fraudadores se adaptam aos novos hábitos e formatos de consumo da sociedade.  

Assim, diferentes tipos de golpes ganham relevância com a chegada das datas comemorativas, como é o caso do Carnaval. Por isso, é importante se cuidar dos principais golpes e fraudes que acontecem neste tipo de evento.  

Principais golpes no Carnaval 

Troca de cartão  

Uma das maiores preocupações para quem está na rua aproveitando a folia é em relação a cartões. O golpe da troca do cartão costuma acontecer na hora que o consumidor vai pagar por uma compra e o golpista, se passando por ambulante, faz a troca por outro sem que a pessoa veja. 

“O golpista vai estar sempre contando com a pessoa distraída. Então todo cuidado é pouco. Por isso, em hipótese alguma deixe o ambulante pegar o cartão da sua mão e tirar do seu campo de visão, independente do motivo”, ressalta Santana.

Máquina com valor adulterado 

Outro dos golpes na hora de compras com ambulantes é o do “valor errado”. Assim, aproveitando da falta de atenção do comprador, o golpista coloca um valor muito acima do produto adquirido. 

“Sempre verifique qual é o valor da transação. Se desconfiar que a máquina está adulterada, ou não conseguir visualizar o valor na tela, não realize a transação”, alerta o diretor de segurança digital. 

Compras indesejadas por aproximação 

Mais um ponto de atenção em relação aos cartões é em relação à ferramenta de aproximação. Foliões nos últimos anos relataram compras indesejadas em seus cartões.  

Isso acontece porque o golpista coloca a compra na máquina e passa pelo bolso dos foliões em momentos de aglomeração, ativando a função de aproximação e fazendo a compra sem que o dono do cartão perceba.  

Por isso, especialistas alertam para que as pessoas permaneçam sempre com os pertences bem protegidos, e, se possível, desabilitem a função aproximação, ou até mesmo, evitem levar cartões. 

Roubos e furtos 

Não considerado exatamente um golpe, mas que demanda atenção dos foliões, é o cuidado redobrado com roubos e furtos. Caso seja necessário levar celulares, cartões e documentos, mantenha-os em áreas bem protegidas, e de preferência só utilize em ambientes controlados e seguros. 

Como se proteger de golpes no carnaval 

Algumas dicas são essenciais para aqueles que querem se proteger ao máximo de golpes e fraudes no carnaval, por isso, a Zetta destaca proteger seus dados pessoais e cartões, conferir sempre os dados de pagamento e usar sistemas confiáveis. 

O diretor de segurança digital do C6 Bank ainda ressalta que é importante configurar todas as funcionalidades de segurança do aparelho, como: 

  • Bloqueio automático de tela; 
  • Autenticação biométrica; 
  • Ativar ferramentas de bloqueio e rastreio remoto; 
  • Não deixar senhas anotadas no aparelho; 
  • Configurar limites de transação diário do Pix, TED e outros; 

Medidas pós fraudes e golpes 

Não é de desejo de ninguém que uma fraude ou golpe atrapalhe a diversão do carnaval. Mas é preciso ter consciência do que fazer caso isso venha a acontecer.  

Assim, José Luiz Santana aponta que a primeira medida é entrar em contato com seu banco. “Reporte o ocorrido para realizar todos os bloqueios, estornos, tentativas de recuperação e desativação do aplicativo no celular perdido”. 

A segunda coisa, de acordo com ele, é fazer um boletim de ocorrência na polícia relatando o fato. “Isso pode te proteger, caso alguma informação ou dado confidencial seja usado para praticar crimes ou algo do tipo no futuro”. 

Por fim, a dica é usar de softwares de rastreio do celular para conseguir apagar remotamente todos os dados do seu aparelho, o que ele considera muito importante para garantir a segurança das suas informações. 

Dicas de como curtir um carnaval saudável para as finanças 

Além dos cuidados com golpes e fraudes, outras dicas podem garantir que o carnaval seja divertido sem comprometer sua saúde financeira. Clay Gonçalves, planejadora financeira da SuperRico, deixa 6 passos que faram suas finanças tão feliz quanto você nas festividades. 

1. Defina um orçamento antes da folia 

Ter um limite de gastos por dia evita exageros e mantém seu planejamento financeiro no controle. Se for viajar, reserve um valor extra para imprevistos. 

2. Evite parcelamentos e gastos impulsivos 

Prefira pagamentos à vista e, se possível, leve dinheiro em espécie, separado por dia. Isso ajuda a evitar compras por impulso e reduz o risco de fraudes com cartões. Já para quem decidiu curtir o Carnaval de última hora, buscar eventos gratuitos e limitar o uso do cartão de crédito são medidas eficazes. 

3. Transporte e hospedagem sem sustos 

Use transporte público, caronas ou divida corridas por aplicativo para economizar. Para que for viajar, defina um roteiro com antecedência e pesquise atrações gratuitas para evitar despesas inesperadas. 

4. Alimentação e bebidas com planejamento 

Para alimentação, fazer compras em supermercados antes da folia pode reduzir custos significativamente. Comer antes de sair e levar snacks também ajudam a evitar gastos desnecessários. 

 5. Escolha diversão com alto impacto e baixo custo 

Para os que têm orçamento reduzido, blocos de rua gratuitos podem ser tão animados quanto festas pagas. Em caso de festas fechadas, é importante avaliar bem se um evento pago realmente vale o preço. 

6. Planeje-se para um pós-carnaval sem ressaca financeira 

Após a festa, revise seus gastos e ajuste seu orçamento. Se extrapolou, faça ajustes nos meses seguintes para equilibrar as contas. E se necessário, comece a se preparar para o Carnaval do próximo ano, reservando um valor mensal desde já. 

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.