Organizar as contas

Conheça 5 opções de crédito sem comprovação de renda e os cuidados a tomar antes de contratar um

Crédito para quem não consegue comprovar renda pode ser opção em urgências, mas exige cuidado

O início do ano é um momento que muitas pessoas usam como oportunidade para reavaliar suas finanças, planejar objetivos e até mesmo resolver pendências. Porém, para aqueles que se veem na necessidade de um empréstimo e não têm um bom score de crédito, ou até mesmo comprovação de renda, isso pode ser um desafio. 

Para eles, não há motivo para desespero. Afinal, existem opções no mercado que podem auxiliar na emergência. “Estamos vendo o mercado oferecer alternativas menos burocráticas, que ajudam as pessoas a acessar recursos financeiros de forma mais prática e eficiente”, afirma Daniel Gava, CEO e fundador da Rooftop, proptech que oferece crédito através do uso de um imóvel residencial de alto padrão. 

Confira cinco opções que não exigem análise de crédito ou comprovação de renda, e como cada uma delas pode ser útil para atender suas necessidades financeiras. Confira! 

1. Crédito com garantia  

Nessa modalidade, a pessoa utiliza um veículo, imóvel, propriedade ou aplicação financeira como garantia de pagamento. Isso significa que, caso você não pague as parcelas do empréstimo, pode perder a posse desse bem.

Assim, quando o cliente dá algum tipo de garantia à instituição financeira que está oferecendo o crédito, o risco de inadimplência é menor e, por isso, as taxas de juros dessa modalidade tendem a ser mais baixas, os prazos podem ser maiores e até mesmo os valores podem ser mais altos do que em outras linhas de crédito, a depender do valor do bem em garantia. 

2. Empréstimo pessoal online 

Feito totalmente pelo meio digital, o empréstimo pessoal online vem ganhando espaço por conta da sua facilidade de acesso e velocidade na liberação do crédito. Entretanto, por ter risco maior de inadimplência por causa da falta de garantia, os juros costumam ser mais elevados. Por isso, é importante avaliar as taxas e a sua capacidade de pagamento antes de contratar um empréstimo nessa modalidade.

+ Empréstimo online: mitos e verdades sobre essa modalidade de crédito 

3. Empréstimo consignado 

O empréstimo consignado é mais um tipo de crédito que também serve para quitação de outras dívidas por suas melhores condições de taxas de juros. No caso do consignado, a garantia é que as parcelas serão descontadas diretamente do salário ou do benefício do INSS, no caso de pessoas aposentadas. 

Esse tipo de empréstimo pode ser contratado por funcionários públicos, colaboradores com carteira assinada e aposentados. Tem limite de parcela de pagamento em 30% do salário e pode ser contratado pela internet, assim como o empréstimo pessoal. 

+ Opções baratas de crédito: conheça o home equity, car equity e consignado 

4. Empréstimo FGTS 

O empréstimo FGTS é uma linha de crédito que permite que o beneficiário antecipe até 10 saques-aniversários anuais do seu FGTS. Isso significa que ele não precisa mais esperar o mês do seu aniversário para sacar o dinheiro do seu FGTS.

A modalidade do saque-aniversário foi criada em 2019. A partir daquele ano, os trabalhadores passaram a poder sacar anualmente parte do saldo do FGTS no mês de seu aniversário. No entanto, quem opta por esse regime perde o direito de sacar a totalidade do saldo se for demitido sem justa causa.

5. HomeCash 

Uma nova opção de crédito no mercado é o HomeCash, que transforma o seu imóvel residencial em capital. Nesta operação, a instituição adquire o imóvel e os ex-proprietários continuam morando na propriedade, pagando mensalmente 0,5% de aluguel sobre o valor do imóvel. 

De acordo com Daniel Gava, geralmente, o deságio médio da operação é de 20%, um custo semelhante a um crédito com garantia de imóveis, porém sem análise de crédito ou necessidade de comprovação de renda.  

“Durante o período em que loca o imóvel, o ex-proprietário pode readquirir o imóvel por um preço fixo, sem reajustes, avaliado e combinado no momento inicial da venda à Rooftop. Além disso, o ex-proprietário poderá receber um valor excedente, caso o imóvel seja comercializado a terceiros por um valor acima do preço fixo combinado com a Rooftop”, afirma o CEO. 

Os riscos de um crédito sem comprovação de renda 

Apesar da facilidade, o crédito sem comprovação de renda apresenta benefícios e riscos, destaca Carlos Castro, planejador financeiro e CEO da SuperRico. Para ele, a modalidade beneficia diretamente pessoas negativadas ou que estão na informalidade. 

“Desde que o crédito seja usado de maneira consciente, há o benefício para essas pessoas. Por exemplo, se a pessoa precisa resolver uma situação financeira ou trocar uma dívida mais cara por uma dívida mais barata, se ele não tiver acesso ao crédito, essa estratégia fica difícil”, aponta. 

Já em relação aos riscos, Castro alerta que se a pessoa não tiver um bom planejamento ela pode perder o bem usado como garantia, ou até mesmo agravar sua situação financeira em inadimplência.  

Cuidados ao tomar um crédito 

Alguns cuidados são sempre importantes ao tomar qualquer crédito, seja com garantia, comprovação de renda ou não. Os principais pontos de atenção são avaliar as taxas de juros e a buscar instituições de confiança que oferecem o empréstimo. 

Por fim, o Serasa aconselha alguns cuidados aos que optam pelo empréstimo pessoal sem garantia de forma online. São eles: 

  • Tenha certeza de que o site é seguro;
  • Evite clicar em links compartilhados;
  • Atenção com as senhas;
  • Não faça depósitos nem pague taxas antecipadamente;
  • Verifique se a parcela cabe no seu bolso;
  • Não pegue empréstimos para terceiros. 

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.