Organizar as contas

Entenda quais hábitos financeiros impactam seu score de crédito

A forma de lidar com cada situação financeira afeta diretamente a pontuação de crédito

Despesas inesperadas, não cumprir com compromisso ou emprestar o cartão a outra pessoa. A forma de lidar com as finanças e organizar os gastos traz impactos diretos na pontuação do score de crédito. É o que mostram os dados divulgados pela 6ª edição do Serasa Comportamento nesta quarta-feira (24).

Os consumidores com score mais baixo têm menos controle sobre as finanças são os que mais usam papel e caneta para registrar as despesas, segundo o levantamento da Serasa com o Instituto Opinion Box, que ouviu mais de 3 mil consumidores no mês de março deste ano.

Já os consumidores com a maior pontuação de crédito dizem que acompanham o extrato da conta bancária online, verificam a fatura do cartão com frequência e utilizam planilhas.

“Como um todo, os brasileiros não acompanham as variações do Serasa Score. Ainda há falhas na educação financeira como um todo, porque os brasileiros gostam do score”, afirma Felipe Schepers, diretor de operações do Opinion Box.

O que faz o score variar?

Na pesquisa, os consumidores responderam por quais situações eles passaram nos últimos 12 meses ou o que teve relação com seu contexto financeiro nesse período.

Entre os com classificação de score “baixo”, 80% dizem ter tido despesas inesperadas. Porém, na faixa de score “excelente”, 57% dizem que tiveram essa mesma situação, mas conseguiram manter a boa avaliação de crédito. O que explica isso, segundo Schepers, é a forma como o brasileiro lida com as finanças.

“O consumidor precisa acompanhar essa pontuação, porque ela não é uma fotografia da vida, mas um filme. Se estava em um patamar bom e caiu, ele precisa corrigir esse movimento. Então, acompanhar o score com frequência e entender os fatores que afetam sua pontuação traz mais acesso aos produtos de crédito.”

Entre os consumidores dom a pontuação “regular”, “bom” até “excelente”, a maioria foi capaz de pagar as contas em dia nos últimos 12 meses. “Nas faixas maiores o destaque é pagar as contas em dia, o que impacta no seu score, mas eles também tiveram despesas inesperadas. A questão é como você se organiza. Isso pode acontecer com todo mundo. O que importa é como você lida com isso”, observa Wesley Brandão, especialista em score.

Como lidar com as finanças?

Os consumidores que possuem o hábito de anotar as despesas ainda em papel e caneta são 47% dos que estão com score “baixo”. Ou seja, a forma como você lida com a organização das contas pode influenciar no seu controle diário, porque alguma despesa pode escapar desse monitoramento.

Na faixa “excelente”, a maioria acompanha o extrato da fatura do cartão de forma online, além de usar planilhas para controlar os próprios gastos.

“O score olha para os seus hábitos de honrar seus compromissos. O crédito não é um vilão, porque é muito sobre como você consegue utilizá-lo. Se você não atrasar nada, o score olha para esses atributos porque isso reflete a confiança do mercado com você”, diz Brandão.

Entenda a pontuação

A pontuação de crédito leva em conta as chances do consumidor em honrar os compromissos financeiros assumidos em um prazo de 12 meses. Com isso, a faixa do score varia conforme o seu comportamento e a maneira com a qual você lida com cada situação financeira.

Todo o histórico de inadimplência e o tempo de uso de crédito impacta o cálculo do score, que vai de 0 a 1.000.

  • 0 a 300 – score baixo
  • 301 a 500 – score regular
  • 501 a 700 – bom
  • 701 a 1.000 – excelente

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