Organizar as contas

Feirão Limpa Nome e Mutirão permitem negociar dívida com desconto; veja como funciona

Renegociar dívidas pode ajudar sua vida financeira

Com ISTOÉ Dinheiro

A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.

Encerram nesta semana o Feirão Limpa Nome do Serasa e o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Ambas as iniciativas abrem espaço para quem tem dívidas renegociar os débitos com condições facilitadas e conseguir entrar no próximo ano com as contas no azul.

Renegociar dívida pode levar a descont de até 90%

Saiba a seguir como funciona cada uma das iniciativas e como elas podem ajudar sua vida financeira.

Como renegociar dívidas bancárias

Realizado de forma online até o próximo domingo, 30, o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira tem como foco a renegociação de dívidas bancárias como contas de cartão de crédito em atraso, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades  contraídas de bancos e instituições financeiras.

Segundo a Febraban, “os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento”. Na última edição do Mutirão, em março de 2025, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados.

Para renegociar, entre em contato com a instituição financeira com a qual você possui dívidas e informe o desejo de renegociar os débitos através do mutirão. Algumas delas criaram canais próprios para tratar das renegociações — veja a lista neste link. Ainda que sua credora não esteja listada, vale a pena entrar em contato através de canais oficias, como telefone ou um agência bancária.

E as dívidas não bancárias?

Já para quem possui débitos com empresas não bancárias, está disponível o Feirão Limpa Nome. Segundo o Serasa, estão disponíveis para renegociação 63 milhões de dívidas, com até 99% de desconto e parcelamentos a partir de R$9,90. Há oportunidades em setores como varejo, telefonia, energia elétrica, entre outros.

Quem mora em São Paulo poderá participar presencialmente do Feirão no Vale do Anhangabaú, embaixo do Viaduto do Chá, quase ao lado do Shopping Light. Haverá atendimento entre os dias 25 e 29 de novembro, das 9h às 18h. No local, haverá ainda palestras sobre educação financeira com personalidades como Criolo, Gil do Vigor, Thelma Assis, Bia Souza, entre outros. Para acompanhar as palestras de forma presencial e gratuita, o consumidor pode se inscrever neste link.

Já quem está em outros locais poderá participar do Feirão do Serasa de forma online através do site da Serasa ou pelo celular, no App Serasa no Google Play e Apple Store.

Também é possível participar do Feirão presencialmente através de algumas agências dos Correios. Basta escolher a mais próxima e, no balcão de atendimento, perguntar pelo Serasa Limpa Nome. Leve o seu CPF e um documento original com foto. Confira os endereços das agências participantes neste link.

O Feirão oferece ainda possibilidade de renegociação de dívidas para PMEs (pequenas e médias empresas), com mais de 900 empresas participantes voltadas para esse público e descontos podem chegar até 99%.

*Matéria publicada originalmente em IstoÉ Dinheiro, site parceiro de B3 Bora Investir

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.