Organizar as contas

O que é crédito sem garantia e como funciona?

Modalidade se apoia na análise de crédito e na agilidade, mas pode apresentar juros mais altos por falta de proteção ao credor

Dinheiro/reais. Foto: Adobe Stock
O mutirão Renegocia deve ajudar a desafogar muitos tipos de dívida. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Qualquer pessoa pode precisar de um dinheiro extra, seja por uma emergência ou por alguma aquisição programada. Nessas ocasiões, o empréstimo é sempre cogitado como forma de ter a quantia necessária, mas o ideal é avaliar qual a melhor opção. Uma delas que pode aparecer é o crédito sem garantia.

Essa é uma modalidade de empréstimo na qual não é preciso oferecer bens ou propriedades como garantia para se obter o dinheiro. 

“A base para conseguir é apenas uma análise de crédito da pessoa, tornando o processo muito mais rápido”, explica Ricardo Lopes, head de crédito da Open Co.

Segundo o Serasa, as opções mais comuns são o empréstimo pessoal e o empréstimo no cartão de crédito.

Como funciona o crédito sem garantia

Como mencionado, a modalidade opera com base na análise de crédito da pessoa que solicita o empréstimo, levando em consideração seu histórico financeiro, pontuação de crédito e capacidade de pagamento. 

Assim, a análise de crédito desempenha um papel mais significativo na aprovação do empréstimo. E por fim, os tomadores não precisam comprometer seus ativos para acessar o crédito.

“A aprovação e os termos do empréstimo são determinados por esses fatores, permitindo uma abordagem mais flexível em comparação com outras opções que exigem garantias tangíveis, como veículos e imóveis”, afirma Lopes.

Contudo, com o risco maior de inadimplência por causa da falta de garantia, os juros costumam ser mais elevados. Ao contrário, o empréstimo com garantia ou o empréstimo consignado, justamente por trazerem mais segurança a quem concede o crédito, apresentam taxas de juros menores. 

Para quais situações é mais indicado

Para o head de crédito da Open Co, o crédito sem garantia é especialmente indicado para situações em que os indivíduos precisam de recursos financeiros rapidamente, sem a necessidade de oferecer bens como garantia. 

“É uma escolha viável para projetos pessoais, despesas inesperadas ou oportunidades que exigem uma resposta ágil, sem a burocracia associada a outras formas de empréstimo”, aponta ele.

+ Empréstimo online: mitos e verdades sobre essa modalidade de crédito

Cuidados ao escolher o crédito sem garantia

O primeiro passo antes de tomar qualquer empréstimo é avaliar se aquele gasto é necessário, assim como as opções existentes para cada necessidade. Escolher uma instituição confiável é outro ponto essencial na busca pelos melhores resultados.

Se depois dessa avaliação e pessoa optar pelo crédito sem garantia, é preciso estar ciente da importância de gerir suas finanças de forma responsável.

“Recomenda-se avaliar cuidadosamente as condições do empréstimo, compreender as taxas envolvidas, entender se as parcelas cabem no orçamento mensal e garantir que a decisão de contratação esteja alinhada com as metas financeiras individuais”, alerta Lopes.

Por fim, o Serasa aconselha alguns cuidados aos que optam pelo empréstimo pessoal sem garantia de forma online. São eles:

  • Tenha certeza de que o site é seguro;
  • Evite clicar em links compartilhados;
  • Atenção com as senhas;
  • Não faça depósitos nem pague taxas antecipadamente;
  • Verifique se a parcela cabe no seu bolso;
  • Não pegue empréstimos para terceiros.

Quer aprender ainda mais sobre como organizar suas finanças, poupar dinheiro e começar a investir? Confira a seção de finanças pessoais do Hub B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.