Organizar as contas

Procura por conta conjunta bate recorde, com casais em busca de organização e transparência

Buscas por contas conjuntas no google chegaram ao maior número desde 2004

Uma pesquisa da fintech Noh com dados do Google Trends mostra que o tema de finanças em casal nunca esteve tão popular. No primeiro semestre deste ano, foram 440 mil buscas sobre o termo “conta conjunta”, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2024 e o maior valor já registrado para os primeiros seis meses de um ano desde 2004. E o interesse continuou em alta em julho e agosto, com os meses batendo recordes de buscas. 

Os motivos para o aumento das buscas variam, mas segundo estudos da Noh com sua base de usuários mostram que, antes de usar a conta conjunta da fintech, os casais tinham um problema em comum: a organização financeira, com o dinheiro espalhado em várias contas individuais, dificultando a transparência sobre o dinheiro da casa.  

De acordo com a pesquisa, muitos casais também sentiam falta de ferramentas, como caixinhas, para planejar objetivos específicos, como comprar uma casa, viajar ou orçar a festa de casamento. 

“Sempre falo que uma conta conjunta melhora relação dos casais, traz mais transparência e ajuda que ambos consigam ter metas para realizar os sonhos e planos. Agora, nem a melhor conta conjunta do mundo vai resolver se as duplas não conversarem sobre dinheiro. É a hora de fazer os combinados, decidir quem contribui mais e se manter fiel a isso”, aponta Ana Zucato, CEO e cofundadora da fintech Noh. 

Zucato ainda ressalta que um efeito inesperado que foi observado, foi que uso da conta conjunta estimulou essa conversa.” Antes, sem ter noção de como estavam as finanças do casal, acabava sendo difícil abordar o assunto. Quando o orçamento da casa fica ali, explícito, os casais começam a entender que, sem organização, o dinheiro vai ser mais motivo de atrito do que solução”. 

“Então, não é só uma questão de renda, mas a facilidade de juntar tudo em um só lugar e orquestrar a vida a partir da conta conjunta”, completa ela. 

Quais tipos de conta existem? 

Tipo de conta Quem pode movimentar 
Conta individual Apenas o titular  
Conta projetada para 2 Os dois titulares 
Saldo compartilhado Um titular + convidados (para gastos específicos) 
Conta conjunta simples Tem níveis de autorização para cada, com lógica de subordinação 
Conta conjunta solidária Qualquer um dos titulares, mas com funcionalidades limitadas 

+ Os 3 pilares da intimidade financeira que um casal deve ter, segundo Ana Zucato, da Noh

Contas conjuntas além da planilha 

“Todas as gerações, incluindo as mais novas, são hoje bancarizadas e usam o Pix para tudo – o Brasil funciona em cima do Pix! No meio de tudo isso, a facilidade de movimentar dinheiro também traz um dilema: como organizar, categorizar e saber para onde estão indo os gastos”, afirma a CEO da Noh. 

A saída mais comum e tradicional dos casais mais engajados era usar planilhas. Mas segundo Zucato, isso é algo que dá trabalho e a maioria acaba largando no meio do caminho.  

“O que vejo hoje são pessoas que estão buscando mais do que milhas e benefícios. Apesar disso, o maior benefício que um casal pode receber é previsibilidade, segurança e ter uma conta para ser dos dois. Isso não exclui o individual e é muito saudável ter uma conta para os seus gastos, junto com uma conta para a vida financeira do casal”, aponta ela. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.