Tipos de investimentos

Minicontratos: guia completo sobre esses ativos do mercado futuro

Saiba como operar com derivativos futuros sem precisar de muitos recursos

Imagem ilustrativa de pessoas analisando conteúdo em tela de computador
Trata-se de ativos de alta liquidez, que possibilitam ao investidor entrar e sair das operações facilmente.

Minicontratos são versões reduzidas de um instrumento financeiro conhecido como contratos futuros. Os contratos futuros são negociados por investidores que desejam comprar e vender ativos, cujos preços são estabelecidos de acordo com uma data específica de vencimento.

Durante a vigência do acordo, o valor desses contratos sofre oscilações em razão da oferta e da demanda, resultando em ganhos ou prejuízos para os seus investidores. As operações de contratos futuros utilizam derivativos de commodities, índices, moedas e taxas de juros – sempre com um prazo futuro atrelado à negociação.

Calma! Se você não compreendeu a definição acima, continue a leitura, pois iremos detalhar cada um desses conceitos até ficar bem claro quais são as vantagens – e também os riscos – das operações com os minicontratos na Bolsa de Valores.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias