Tipos de investimentos

O que são commodities? Entenda o conceito

Matérias-primas amplamente negociadas são essenciais para a economia mundial

Conteiner sendo empilhado

Por João Paulo dos Santos

Matérias-primas amplamente negociadas são essenciais para a economia mundial

Não é incomum encontrar a palavra commodity ou commodities (no plural) durante pesquisas e estudos sobre o mercado financeiro. O termo aparece constantemente em notícias sobre inflação, sobre os investimentos em empresas ou mesmo sobre a negociação direta desse tipo de ativo.

Mas, afinal, o que são commodities?

Na tradução literal da palavra em inglês, temos o termo “mercadorias”, ou seja, um bem ou produto comercializado. Conforme foi evoluindo, o mercado passou a usar o termo em inglês para alguns tipos de produtos específicos, considerados mais básicos e primordiais.

Por isso, atualmente, o termo commodity é usado para matérias-primas, que possuem entre suas características:

  • produção em larga escala;
  • capacidade de ser estocada;
  • baixa industrialização;
  • alto nível de comercialização;
  • padrões de qualidade mundiais.

Os commodities são bens de consumo comercializados em todo o mundo na bolsas de valores. No Brasil, os commodities correspondem a 65% das exportações do país, por isso, somos considerados um dos maiores produtores de commodities do mundo!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.