“Estamos em um momento muito atípico de incertezas”, destaca Ana Rodela, CIO da Bradesco Asset
Segundo especialistas em painel na Expert XP 2025, os eventos que causam incertezas estão cada vez mais frequentes
Entender o cenário é essencial no mundo dos investimentos, e 2025 tem sido um dos anos mais desafiadores para os investidores neste sentido. Isso porque as incertezas, segundo especialistas em painel na Expert XP 2025, têm sido cada vez mais intensas, e os resultados, mais imprevisíveis.
“Estamos em um momento muito atípico de incerteza. Vemos eventos muito específicos que não necessariamente têm um ponto no passado ou um fundamento para confrontar”, apontou Ana Rodela, CIO da Bradesco Asset.
Para a CIO, o ponto principal tem sido as incertezas geopolíticas, que segundo ela geram um tipo muito específico de volatilidade. Além disso, ela aponta que “temos cada vez mais eventos com impacto relevante em preços de ativos, o que gera um grau de incerteza muito grande”.
Mas as incertezas atuais não geram volatilidade apenas no cenário local de investimentos. De acordo com Luiz Eduardo Portella, Sócio Fundador da Novus Capital, o ano começou com muitas mudanças. “Pensávamos que o governo Trump seria mais do mesmo, e vimos uma mudança grande com o tarifaço, o que mudou muito do fluxo dos ativos globais, com investidores diversificando do dólar, com o dinheiro saindo dos EUA”.
Segundo ele, esse é um movimento que começou com o Euro e Ouro ficando mais fortes, e os mercados emergentes subindo, mesmo com as incertezas. “Esse é um início de uma realocação, que deve perdurar nos próximos anos”, ressalta Portella.
+ Conheça os índices da B3 para momentos de volatilidade
Impactos na renda fixa
Apesar da volatilidade na renda variável, os impactos na renda fixa parecem ser menores, afirmam os especialistas. Fábio Oliveira, gestor de Crédito Privado da XP Asset, diz que o mercado de crédito está mais maduro, “com as incertezas macro colocadas refletindo pouco sobre os preços em ativos de crédito”.
Ana Rodela aponta que o crédito privado, no Brasil, passa mais longe das volatilidades que acontecem em outros setores, sendo influenciado por três fatores:
- Fluxo: que conta com demanda crescente;
- Microciclos de crédito: onde há uma correção de preço ao longo do tempo;
- Qualidade de crédito das empresas: com spreads maiores desde o evento Americanas.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.