Renda fixa

Mesmo com Selic em alta, Banco do Brasil acredita em crescimento da carteira de crédito, diz CEO

Para Tarciana Medeiros, a perspectiva é otimista para 2025, mas concessão de crédito vai exigir análise criteriosa

Apesar do aperto monetário que teve início em 2024 e de questões climáticas que afetaram o agronegócio no Brasil, a carteira de crédito do Banco do Brasil manteve uma expansão no ano passado. “O crescimento do crédito foi fruto do aumento real da renda das famílias e maior nível de emprego, além do crescimento da produtividade”, disse a presidente do banco, Tarsiana Medeiros, durante o LAIC UBS, que acontece em São Paulo nesta terça-feira. “E apesar da questão climática do ano passado e elevação do risco de crédito do agro, tivemos um resultado interessante. Houve um problema específico com a soja no Centro-Oeste”. Mesmo com o cenário difícil, o BB conseguiu registrar um crescimento da carteira de crédito acima da média do mercado.

Para 2025, Tarsiana continua otimista. “Teremos um cenário de política monetária mais apertada, com uma Selic entre 14% e 15% ao ano, mas a gente acredita no crescimento da carteira de crédito. Sempre fomos muito criteriosos na análise de risco e vamos continuar com esse modelo, observando muito a avaliação de risco dos clientes e o retorno financeiro adequado de cada operação”, afirmou. Segundo ela, uma das vantagens do Banco do Brasil nessa área é um equilíbrio na carteira de crédito, com um terço da carteira para pessoas físicas, um terço para pessoa jurídica e um terço alocado no agronegócio.

“Para 2025, a gente tem uma previsão de crescimento de renda, de manutenção da base ocupada e também de uma safra recorde. Mas sabemos que a situação monetária vai trazer aperto maior e disciplina maior na análise de crédito, operação a operação”.

Crédito à micro, pequenas e médias empresas

Tarsiana detalhou também a estratégia do banco para micro, pequenas e médias empresas.

“Para as micro e pequenas empresas, a gente precisa analisar com parcimônia a capacidade de endividamento. Se a gente não tiver cuidado na análise financeira, podemos ajudar a quebrar a empresa”, comentou. “A responsabilidade vai além de oferecer o crédito e receber o pagamento. É uma consultoria sobre se aquele crédito é necessário naquele momento, é cuidar da situação financeira do cliente”.

Já para as médias empresas, ela destaca que o banco deve aumentar o número de pessoal especializado para esse público. “Um segmento em que vamos prestar mais atenção é o de empresas com faturamento entre R$ 15 e R$ 50 milhões. A concessão de crédito é diferente para uma empresa que já tem esse faturamento”.

Estratégia

Na conversa, o mediador Daniel Bassan, Country Head Brazil and Regional Lead Latin America do UBS, lembrou que Tarsiana está há três anos à frente do Banco do Brasil e que nesse período as ações se valorizaram em torno de 50%.

Para a CEO, isso é resultado da “disciplina na execução da estratégia corporativa”, disse. “Essa disciplina tem feito com que o banco apresente resultados sustentáveis, cada vez mais a gente tem divulgado a mercado guidances muito aderentes, em linha com o que a gente tem executado. E essa estratégia permeia e é conhecida por todos da empresa. Isso é fundamental para que a gente possa entregar o que a gente se propôs a fazer”, disse. “Somos uma startup há 216 anos, temos a flexibilidade necessária para nos adaptarmos às mudanças de cenário conforme elas acontecem”.

Essa estratégia de que Tarsiana fala tem como centro a busca pela hiper personalização dos serviços do banco. “Temos o conhecimento do cliente de longuíssima data, e queremos entregar para ele soluções cada vez mais hiperpersonalizadas. Não é de hoje, essa busca existe há 25 anos, desde que entrei no banco, mas esses modelos foram evoluindo e hoje temos modelos analíticos de IA que apoiam funcionários na entrega de soluções na medida que os clientes precisam”.

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