Tesouro direto

Menor ou maior prazo: como escolher o seu Tesouro Selic?

Atualmente existem títulos do Tesouro Selic com vencimento em 2028 e em 2031

Um dos investimentos mais buscado pelos investidores nos últimos meses, o Tesouro Selic é um título que tem seu rendimento atrelado à taxa básica de juros do Brasil, acrescido de uma taxa fixa. Sua segurança, aliada aos retornos elevados trazidos pela taxa Selic em 15% ao ano, tem atraído a atenção dos investidores.

Mas quem vai escolher o título pela primeira vez pode se deparar com uma dúvida: qual Tesouro Selic escolher? O Tesouro Direto disponibiliza atualmente duas opções do ativo, uma de prazo mais curto e uma de prazo mais longo.

Hoje, existem títulos desse tipo com vencimento em 2028 e em 2031. “Cada um é remunerado com base na taxa Selic, mas a existência de mais de um vencimento permite ao investidor escolher o título que melhor se encaixa no seu horizonte de resgate e tolerância a eventuais oscilações de curto prazo”, afirma Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos.

Qual a diferença entre eles?

Para o analista, na prática, a diferença entre os ativos está, levemente, na rentabilidade. Geralmente, o título com vencimento mais distante oferece uma rentabilidade prefixada maior, por exemplo, Selic + 0,10% ao ano, enquanto o de curto prazo oferece apenas uma fração disso.

“Essa diferença existe porque, por princípio de recompensa ao risco e ao tempo, títulos com vencimento mais distante geralmente ofertam uma compensação ligeiramente maior. Ainda que ambos sigam a taxa Selic, o vencimento mais longo tem um prêmio adicional por implicar num risco de oscilação mais elevado em cenários de mudança na taxa de juros ou no contexto econômico”, explica Lima.

Além disso, o título Tesouro Selic 2028 tem data de vencimento em 1º de março de 2028 e o título Tesouro Selic 2031 tem data de vencimento em 1º de março de 2031. Dessa forma, se não houver resgate antecipado, o dinheiro será creditado automaticamente na conta do investidor na data de vencimento do título; podendo ser reaplicado.

Independentemente da data de vencimento, o investidor tem liquidez diária aplicando em qualquer um dos dois vencimentos do Tesouro Selic.

+ Quanto rendem R$ 7 mil no Tesouro Direto e outros investimentos com a Selic a 15%

Como escolher o Tesouro Selic

A decisão deve se basear essencialmente no seu horizonte de resgate e no grau de tolerância à volatilidade, aponta o analista da Ouro Preto Investimentos. “Se o objetivo é formação de reserva de emergência ou liquidez imediata, o título com vencimento mais curto tende a ser mais adequado, é mais previsível e minimiza risco de oscilação no preço”.

+ Por que o Tesouro Selic é usado para reserva de emergência?

Por outro lado, se o investidor busca manter o recurso investido por mais tempo, o Tesouro Selic de prazo mais longo pode oferecer rendimento um pouco maior ao longo do período, sem deixar de contar com liquidez diária.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.