Ações

Bull Market e Bear Market: o que são e quando acontecem?

Termos usados no mercado de ações têm relação com as características do touro e do urso

Se você está se aprofundando no universo dos investimentos, e principalmente da bolsa, você pode ter ouvido por aí as expressões Bull Market ou Bear Market. Traduzidas literalmente para o português, as expressões significam “mercado touro” e “mercado urso”, respectivamente, e estão relacionadas aos movimentos de alta e baixa do mercado de ações.

Mas afinal, qual a origem dessas expressões? Vem com a gente que o Bora Investir te explica!

O que é Bull Market? Como funciona?

A expressão Bull Market (mercado touro) representa os momentos de tendências de alta das ações. Portanto, ela é usada quando o mercado espera uma sequência de altas dos índices acionários. 

A referência ao animal se dá por conta da forma que o touro ataca suas vítimas: com uma chifrada vinda de baixo para cima. Ou seja, é um movimento ascendente. Ilustrando a performance do mercado. 

+ Dicionário do investidor da Bolsa de Valores: termos essenciais

Um bom exemplo para entender como funciona o Bull Market é lembrar da lei da oferta e demanda. Se o mercado está otimista, mais pessoas querem comprar ações e, consequentemente, o preço dos papéis sobem.

No mundo dos investimentos se dá bem quem consegue decifrar o ‘timing perfeito’ do touro antes dele aparecer. O ideal é comprar os ativos mais baratos durante o período de baixa e lucrar com a venda deles no momento de alta.

O que é Bear market?

Já o Bear Market (mercado urso) se trata do movimento inverso: acontece quando o mercado espera uma tendência de baixas. Quando há um pessimismo em relação à economia, os preços das ações caem.

A relação do movimento com o urso também está relacionada ao modo do ataque do animal. O urso dá sua patada de cima para baixo, fazendo um movimento descendente e derrubando o seu oponente.

+ Quais são as etapas do pregão da B3?

No momento de Bear Market, mais investidores buscam vender suas ações. Por isso acontece o inverso do exemplo de lei de oferta e demanda citado acima.

Quem opta por investir nestes momentos pode obter lucros no futuro, pois os ativos costumam estar com preços abaixo do esperado. Assim, quando a economia se recuperar, a tendência é que o valor do papel suba, valorizando o investimento.

Para saber ainda mais sobre o universo da bolsa de valores e dos investimentos? Confira o Hub de Educação da B3, com diversos cursos gratuitos.