Dividendos pagos por empresas brasileiras saltam 85,7% no primeiro trimestre
Sem contar a Petrobras, os dividendos pagos aos acionistas subiram menos, aproximadamente 20%
Os dividendos pagos por empresas brasileiras registraram um aumento de 85,7% no primeiro trimestre de 2024 ante mesmo período de 2023, saindo de US$ 3,5 bilhões para US$ 6,5 bilhões, segundo levantamento da gestora britânica Janus Henderson.
Quais empresas brasileiras mais pagaram dividendos em 2024 até agora?
Sem contabilizar a Petrobras, contudo, os pagamentos aos acionistas subiram aproximadamente 20% em um ano. “No Brasil, a Petrobras notavelmente paga dividendos de acordo com um cronograma tão variável que é impossível ajustar-se ao impacto desses efeitos de calendário sobre o total pago”, afirma a Janus Henderson.
A estatal pagou 20 vezes mais dividendos nos três primeiros meses deste ano do que no mesmo período do ano passado. No entanto, a gestora aponta que, baseado no que a empresa anunciou até agora, “parece provável” que a companhia reduza os dividendos pagos em 25% no primeiro semestre deste ano.
Nenhuma empresa brasileira entrou no ranking global das 20 maiores pagadoras de dividendos pelo segundo ano consecutivo. A última vez em que o País teve destaque no levantamento foi em 2022, quando a Petrobras ficou em segundo lugar entre as maiores distribuidoras de dividendos.
Segundo a gestora britânica, o Bradesco também “complicou a análise ao cortar seu dividendo regular, ao mesmo tempo em que realizou um grande pagamento adicional”.
*Agência Estado
Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.