Ações

Ibovespa B3 encerra terça-feira com alta de 2,13%

Bolsa de valores do Brasil registrou ganho mesmo em dia de queda no exterior

Sede da Bolsa de Valores em São Paulo, com grande telão mostrando as cotações das ações
Situação do arcabouço fiscal impediram que a alta da Petrobras carregasse o índice para desempenhos melhores Foto: Divulgação

Depois de dois dias de realização de ganhos – ou seja, quando os investidores vendem ações que compraram por um preço mais baixo, a fim de receber a diferença –, o principal índice da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa B3, fechou em alta de 2,13%, aos 112,8 mil pontos. O resultado sugere a manutenção da retomada do mercado acionário nacional desde as mínimas, que aconteceram em julho. Em agosto, o índice, que considera as ações com maior volume negociado, acumula alta de 9,40%. No ano, o avanço é de 7,67%.

Quer saber tudo sobre ações? Confira os cursos gratuitos do hub de educação financeira da B3

O resultado da bolsa brasileira foi positivo mesmo num dia de quedas no mercado financeiro no exterior. Sinais de uma desaceleração da inflação e bons resultados das empresas no mercado doméstico ajudam a explicar esse resultado. Na Europa, há preocupação com a queda da atividade econômica e o consumo e, nos Estados Unidos, a expectativa é com um novo aumento de juros para conter a inflação. 

Entre os destaques do dia estão ações do setor bancário, Petrobras e Vale. A varejista Americanas também continuou em trajetória positiva, depois do anúncio de Sérgio Rial como novo CEO da empresa. 

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias