Mercado financeiro hoje: Christine Lagarde e setor imobiliário nos EUA
A agenda do mercado financeiro desta terça-feira (20) traz como destaques a palestra da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, dados do setor imobiliário nos Estados Unidos e discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas.
No Brasil, destaque ao IGP-M do segundo decêndio de setembro e ao leilão de NTN-B e LFT do Tesouro. As negociações por aqui devem ser influenciadas pela cautela no exterior diante da escalada da inflação em vários países e expectativa com o ciclo de aperto monetário dos principais bancos centrais do mundo.
Há expectativa de aperto de juros nos EUA amanhã, mas também pelo Banco da Inglaterra (BoE), na quinta-feira, uma vez que a inflação no Reino Unido está perto dos maiores níveis em 40 anos.
Na Alemanha, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) saltou 45,8% em agosto ante igual mês de 2021, bem acima do esperado por analistas (+37,9%) e o maior avanço anual da série histórica.
Na Suécia, o BC surpreendeu com um aumento de juros inédito e sinalizou o fim de compras de ativos, em nova tentativa de combater a disparada da inflação, que está no maior patamar em 30 anos e atingiu 9% no mês passado. Também para conter a inflação recorde na zona do euro, o BCE já elevou seus juros em 1,25 ponto porcentual desde julho.
Abertura: dólar sobe ante maioria das moedas emergentes e ligadas a commodities; Ibovespa em alta de 0,53% a 112.415,69 pontos
Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,1525 em baixa de 0,25%