Câmbio

Dólar opera no maior patamar em 4 anos. Entenda o que motivou valorização

Influências internas e externas têm levado o dólar a patamares recordes ante o real

Após sequência de altas nos últimos meses, o dólar fechou esta sexta-feira, 1 de novembro, em seu maior valor em 4 anos e meio. Cotado a R$ 5,86, a moeda está no maior patamar desde 13 de maio de 2020, quando alcançou seu maior nível nominal histórico, de R$ 5,9007.

Mas quais motivos fazem o dólar disparar tanto ante ao real? Segundo especialistas não existe um motivo apenas, mas uma combinação de fatores que têm favorecido o movimento.

Bruna Sene, analista de renda variável da Rico, aponta que a corrida eleitoral para a presidência nos Estados Unidos é um desses fatores, já que a crescente chance de vitória de Donald Trump resultaria no dólar mais forte.

“Os investidores acabam se antecipando a esse fato por conta da expectativa de uma inflação mais alta devido às propostas de tarifas e significativos cortes de impostos pelo republicano”, explica Sene.

Já no cenário local, a analista da Rico ressalta que assim como em setembro, outubro trouxe como pano de fundo para os negócios a “luz amarela” em relação à percepção de risco fiscal.

“Os investidores têm exigido ações mais concretas por parte do governo em relação ao corte de gastos. Essa maior percepção de risco também acaba impactando a moeda”, ressalta ela.

Para Victor Ferreira, head de distribuição da W1 Capital, essas instabilidades fazem com que as reservas financeiras, que são em dólar, se fortaleçam. Ele ainda aponta questões macroeconômicas do Brasil, como inflação persistente e perto do teto da meta, assim como os juros que voltaram a subir, quando no início do ano se tinha uma expectativa de queda. Além disso, questões geopolíticas, como os conflitos no Oriente Médio, trazem instabilidades. 

Dólar Ptax de outubro tem maior alta em 2 anos

O dólar Ptax é uma taxa de referência utilizada pelo mercado financeiro, calculado pelo Banco Central, para o valor do dólar americano em relação ao real. Em outubro, o dólar Ptax subiu 6,05%, mesma variação vista em junho deste ano. Foi a maior alta desde junho de 2022, quando a cotação subiu 10,77%. Confira no levantamento feito pela Elos Ayta Consultoria a pedido do Bora Investir!

A Ptax é calculada considerando as médias aritméticas das taxas de compra e venda em quatro janelas ao longo do dia. Isso inclui a coleta de dados fornecidos pelas instituições, eliminação de cotações discrepantes.

+ Por que é tão difícil prever o câmbio?

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.