Criptoativos

Criptomoedas: quais as perspectivas para 2025?

Confira os principais fatores que podem influenciar o mercado cripto em 2025

O ano de 2024 trouxe grandes alegrias para os investidores de criptomoedas. Diversos fatores sustentaram o mercado e impulsionaram uma alta significativa, tornando o período extremamente lucrativo. Quem aplicou R$ 100 em bitcoin em janeiro viu esse valor se transformar em mais de R$ 240 ao final do ano. Mas o que esperar de 2025? Para especialistas, o cenário continua promissor, com oportunidades especialmente atrativas para os investidores brasileiros.

“O investidor brasileiro tem se machucado nos últimos anos e meses, e o bitcoin é uma opção para investir em algo que não está exposto ao real”, afirma Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin. No entanto, ele alerta que o mercado exige cautela. “Definitivamente, não é tarde para investir. Mas você deve fazer uma alocação gigante agora? É um ativo volátil, que subiu bastante, então um recuo no curto prazo não seria uma surpresa”, acrescenta.

Confira os principais fatores que podem influenciar o mercado cripto em 2025:

Primeiros dias do governo Trump

A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos foi um grande gatilho para a alta do bitcoin no segundo semestre de 2024. As decisões e ações do republicano nos primeiros dias na Casa Branca serão acompanhadas de perto pelo mercado de criptomoedas.

“Mas há uma ressalva importante: talvez [as decisões envolvendo criptoativos] não sejam as primeiras decisões executivas do governo. Existe uma grande expectativa sobre como essas promessas de campanha serão cumpridas ou não, principalmente nas nomeações, como o presidente da Sec”, diz Tota.

Para Theodoro Fleury, da QR Asset, a saída de Gary Gensler da presidência da Sec pode trazer um impulso também a outras criptomoedas além do bitcoin. “Se tivermos a entrada de alguém mais pró-cripto, podemos ver um retorno dos rumores sobre um possível ETF de Solana nos EUA”, afirma, lembrando que a aprovação dos ETFs de bitcoin à vista por lá foi um dos grandes fatores a impulsionar a alta da cripto em 2024.

A própria aprovação dos ETFs de bitcoin nos EUA ainda deve continuar reverberando, sugere Fleury. “É algo que aconteceu com ETFs de outros ativos relevantes: o segundo ano de captação pode ser melhor do que o primeiro”, diz. “Há financial advisors e gestores de fortunas que ainda estão nos trâmites de liberação e compliance [para investir em ETFs de bitcoin]. Eu acredito que ainda veremos um fluxo significativo de entrada de recursos via ETF, o que pode ser um driver importante para os preços.”

Adoção institucional de criptomoedas

Além das decisões do governo americano, o mercado tem acompanhado de perto a adoção do bitcoin, como caixa e reserva de valor, por empresas – tanto as mais ligadas ao mundo cripto quanto companhias mais tradicionais. “Os acionistas da Microsoft votaram pela não aprovação de um plano de investimento em bitcoin, mas só de isso ter sido levado para o conselho é importante”, diz Tota, do Mercado Bitcoin.

De olho nas outras criptomoedas

O bitcoin é de longe a cripto mais conhecida – e a de maior valor de mercado – mas não é a única. Investidores podem voltar suas atenções às demais criptomoedas, que ficaram atrás do bitcoin na valorização de 2024. “A expectativa é que outros ativos tenham seu momento de alta. Depois que o bitcoin se exaure um pouco, os investidores procuram outros ativos, como narrativas que associam Inteligência Artificial ao blockchain, por exemplo”, afirma Fabrício Tota.

Fleury também espera uma retomada de investimentos em soluções de finanças descentralizadas (DeFi).

Juros em queda nos EUA

O movimento de queda de juros nos EUA demorou para chegar e veio com uma velocidade menor que a esperada anteriormente pelo mercado. Ainda assim, essa mudança no patamar de juros da maior economia do mundo pode aumentar a liquidez em ativos de maior risco, como as criptomoedas.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.