Alavancagem: veja como essa estratégia pode potencializar os ganhos no day trade
Mecanismo de alavancagem é considerado de risco e deve ser utilizado por investidores experientes
Por Victor Rabelo
A alavancagem é uma ferramenta de risco utilizada por investidores que possibilita o uso de dinheiro emprestado para aumentar o retorno de uma operação. Isso significa que quem optar por essa estratégia poderá ampliar os seus lucros, mas também suas perdas.
Isso acontece porque o retorno de um investimento é sempre proporcional ao valor aplicado. Portanto, um investidor que possui R$ 100 em conta, por exemplo, pode pegar emprestado mais R$ 100 para tentar dobrar o seu lucro, assumindo o risco de um prejuízo também em dobro.
No mercado financeiro, a alavancagem é utilizada com frequência para investimento em ações e no mercado futuro. Por isso, é comum que traders tenham maior interesse por esse mecanismo, já que ele possibilita ganhos no curto prazo com maior exposição ao risco.
Marcos Piellusch, professor da FIA Business School, explica que existem algumas vantagens para os traders. “No day trade, a alavancagem permite que investidores operem com valores superiores ao capital disponível, potencializando os ganhos em operações de curtíssimo prazo. Isso é possível porque, ao abrir e fechar posições no mesmo dia, não há necessidade de desembolsar o valor total da operação; a corretora exige apenas uma margem de garantia, que representa uma fração do montante negociado.”
Apesar da relação com quem opera no day trade, Bruno Racioppi, gerente de Sales Trading na Ágora Investimentos, explica que outros públicos que buscam proteção contra volatilidades do mercado também podem ser beneficiados pela alavancagem, como empresas que trabalham com commodities, investidores institucionais, produtores e agricultores, além de exportadores e importadores.
Quais investidores podem usar essa estratégia?
É importante ressaltar que a alavancagem é uma ferramenta que deve ser usada por investidores experientes e instruídos. Ter conhecimento sobre as características de cada produto e sobre o mercado como um todo é fundamental para que oportunidades possam ser aproveitadas.
Além disso, quem usar essa estratégia precisa ter uma reserva suficiente para arcar com possíveis perdas. Por ser um investimento de risco, é necessário ter segurança de que essa aplicação não vai resultar em uma dívida impagável.
Piellusch reforça que mecanismos de segurança devem ser usados para evitar grandes prejuízos. “O maior perigo é que as perdas podem ser superiores ao capital inicial do investidor, pois a exposição é muito maior do que o valor investido. A alavancagem pode ser uma ferramenta poderosa, mas sem controle de risco adequado (uso de stop loss, gerenciamento de capital e estratégia bem definida), pode levar a perdas irreversíveis”, completa o professor.
No mesmo sentido, Racioppi explica que, com maior capital, qualquer oscilação pode fazer a diferença. “Um pequeno movimento adverso no preço do ativo pode resultar em perdas relevantes. Estratégias como stop loss são muito importantes para o controle de risco nas estratégias alavancadas”, concluiu.
Os principais benefícios da alavancagem
- Ampliação do retorno: o maior benefício é a possibilidade de um retorno maior em comparação com o investimento feito apenas com o capital próprio.
- Diversificação: com a alavancagem, aumentam as opções de investimento e de ativos. Além disso, o investidor pode diluir seu risco.
- Oportunidades: essa estratégia dá acesso a oportunidades que muitas vezes requerem um capital maior e permite com que o investidor aproveite movimentações do mercado.
Os principais riscos da alavancagem
- Perdas proporcionais: assim como os ganhos são alavancados, as perdas, caso o investidor não tenha o retorno esperado, será proporcionalmente maior.
- Financiamento: a escolha pela alavancagem pode envolver custos como, por exemplo, juros sobre o empréstimo, o que resulta na diminuição do lucro ou ampliação da perda.
- Risco de mercado: se por um lado o mecanismo contribui para que o investidor aproveite movimentações de mercado, flutuações nos preços dos ativos e mudanças nas taxas de juros podem causar um impacto inesperado.
Para conhecer mais sobre Day Trade e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor. Caso queira fazer simulações de Day Trade, baixe o app Hub3.