Investir melhor

O que é margem de garantia e como ela funciona?

Ligada ao mercado futuro, a margem de garantia é uma forma de proteção ao investidor e ao mercado financeiro

Homem interrompendo com a mão, a queda de um dominó . Mercado futuro visa a redução de danos. Foto: Adobe Stock
Simplificadamente, a Margem de Garantia é a quantia necessária que o investidor precisa ter em conta para operar no mercado futuro. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Já pensou em poder operar investimentos com valores acima do que você tem no bolso para conseguir melhores retornos? Este é o objetivo da margem de garantia, recurso que as corretoras disponibilizam a clientes para que realizem esse tipo de movimentação.

Simplificadamente, a margem de garantia é a quantia necessária que o investidor precisa ter em conta para operar no mercado futuro. “Ela corresponde a ativos que precisam ser depositados previamente, em caso de eventuais perdas por operações mal sucedidas”, explica Caritsa Moreira, analista da VG Research.

Portanto, trata-se de uma medida preventiva que visa garantir que, caso tenha prejuízo, o investidor possa honrar seus compromissos.

Como funciona a margem de garantia? 

Antes de começar a realizar operações alavancadas (aplicações financeiras maiores do que o patrimônio em conta), o operador deve aportar o valor necessário para formar sua margem de garantia. Ela pode ser composta por dinheiro, ações, títulos do Tesouro e de crédito privado. 

Segundo a analista, a margem de garantia funciona como um caução em contratos de aluguéis de imóveis. No caução, o locador efetua um depósito equivalente a uma fração do contrato de forma adiantada, visando garantir o seu adimplemento. 

“No contrato de aluguel, em caso de inadimplência, o proprietário do imóvel utilizará o valor da caução para cobrir o débito deixado pelo inquilino. Trazendo para nossa realidade, em caso de operação com prejuízo, a margem de segurança será utilizada para cobrir os valores”, destaca.

Qual o valor da garantia?

O montante da margem de garantia pode variar dependendo do tipo de operação que se deseja realizar e do ativo que está sendo negociado. Determinam o valor fatores como tempo, tipo de ativo e operação. 

+ Mercado Futuro: entenda o que é e como funciona

Vantagens e desvantagens da margem de garantia

Para Moreira, sem dúvidas, a maior vantagem da margem de garantia é a proteção que ela proporciona ao Sistema Financeiro Nacional. “Se não fosse necessária a comprovação de que os operadores possam arcar com eventuais prejuízos das suas operações, aumentaria o risco de inadimplência na negociação de ativos, que ocasionaria um desequilíbrio do sistema”, diz ela.

Outra vantagem pontuada pela analista é o fato dela proporcionar ao operador operações de forma alavancada, potencializando seus ganhos a partir de um pequeno percentual do valor total da operação.

Do outro lado da balança, Caritsa Moreina ressalta que é preciso levar em consideração, que, ao mesmo tempo em que ela permite o aumento potencial dos lucros, ela representa maior exposição ao risco.

O que é execução de margem de garantia?

A execução da margem de garantia nada mais é do que o procedimento que visa garantir o cumprimento das obrigações financeiras. Ela ocorre quando o investidor fica inadimplente, isto é, com saldo negativo em conta.

Quando isto acontece, o operador será compelido a depositar o valor no mesmo dia para zerar o saldo. Esse depósito deverá ser realizado, preferencialmente, até às 12h. Após zerar a posição do inadimplente, haverá o desbloqueio do valor de margem, destinando-o ao ajuste diário negativo.

Afinal, o que é alavancagem financeira?

No mercado futuro, o investidor pode movimentar valores acima dos que possui em conta, em operações alavancadas.

Com esse tipo de operação, não é preciso pagar o valor total negociado nos contratos, mas só receber o lucro – ou arcar com as perdas. Dessa forma, é possível investir sem precisar ter todo o dinheiro em conta.

Quer conhecer mais sobre como começar a investir no mercado futuro? Não deixe de conferir o curso gratuito do Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.