Day Trade

“Cada vez mais temos que trabalhar na educação, digitalização e simplificação”, diz CEO da B3

Para executivos, caminho da educação é importante para evitar que as pessoas recorram às promessas de dinheiro fácil

A educação financeira, a disciplina e a atuação em ambientes regulados foram apontadas como pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável do mercado de trade no Brasil. Em painel realizado nesta sexta-feira (17), Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Marcelo Flora, Managing Partner do BTG Pactual, alertaram para os riscos de promessas de ganhos fáceis e defenderam a importância de preparar os investidores para uma jornada de aprendizado contínuo, com foco em segurança, gestão de risco e construção de patrimônio.

Para Finkelsztain, o avanço da digitalização foi decisivo para ampliar o acesso ao mercado financeiro, mas trouxe consigo o desafio de formar uma nova geração de investidores. “Cada vez mais temos que trabalhar nesse processo de educação, digitalização e simplificação para trazermos mais pessoas para essa base de investidores. Essa é nossa agenda e é o que temos feito nos últimos anos”, afirmou o CEO da B3.

Segundo Flora, o caminho da educação é importante também para evitar que as pessoas recorram às promessas perigosas de dinheiro fácil fora do mercado regulado. “A proposta de um evento como esse é chamar a atenção e mostrar que o mercado financeiro está aqui para todos os tipos de investidores. Para quem quer aprender, para quem quer correr risco”, comenta.

Da mesma forma, o CEO da B3 ressalta a importância de investir com segurança e gestão de risco. “A gente tem que tomar um certo cuidado com as plataformas que vendem milagre. Achar que está operando uma coisa e não está. Vamos seguir na jornada de educação porque trading não é acertar sempre e é errando que você se torna um investidor melhor. Por isso, para o investidor é muito melhor trabalhar em mercados regulados, onde você tem liquidez, segurança e todo um arcabouço de proteção”, complementa.

Flora destaca ainda que a perda faz parte da jornada do investidor e que é necessário disciplina para ajustar a rota constantemente. “Não é corrida de 100 metros, é uma maratona. Começar errando não é vergonha, precisa aprender com o erro. O mercado é uma oportunidade porque tem todo dia. Errou hoje, corrija para amanhã. Precisa também fazer posições que sejam compatíveis com o tamanho do seu patrimônio”, conclui o executivo do BTG Pactual.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.