Day Trade

Contrato futuro de euro em dólar: saiba como investir na moeda europeia

Assim como o dólar americano, o euro é uma das moedas fortes do mundo

É comum, no mundo dos investimentos, encontrar indicações de investimento indexadas ao dólar americano, sobretudo em tempos de instabilidade econômica. Porém, tão simples quanto operar com o câmbio entre real e dólar é investir na paridade entre euro e dólar.

Assim como o dólar americano, o euro é uma das moedas mais fortes e estáveis do mundo. Por isso, pode ser utilizada como proteção contra a volatilidade das moedas locais e para diversificar a carteira de investimentos.

Um dos ativos disponíveis no mercado financeiro que possui essas características é o futuro de euro em dólar (EUP). Felipe Gonçalves, head de produtos de juros e moedas da B3, explica que, apesar de ser muito usado por empresas e investidores institucionais para proteção cambial, este contrato futuro também é uma ótima opção para quem quer especular ou fazer operações de curto prazo, como o day trade. “O produto permite que o investidor se beneficie da alavancagem, buscando maximizar seus ganhos com risco controlado”, comenta.

Por ser a segunda moeda mais negociada no mundo, o futuro de euro em dólar proporciona algumas possibilidades de operação. Para Gonçalves, o ativo permite aproveitar momentos de divulgação de indicadores econômicos, eventos macroeconômicos relevantes ou a abertura dos mercados internacionais para realizar trades, e expor a carteira a riscos de outras regiões do mundo, reduzindo a correlação com o mercado local.

Além disso, Gonçalves compara o futuro de euro em dólar com um produto já bastante conhecido do mercado, o minidólar. “Ele funciona de forma muito parecida com o contrato futuro de minidólar, o que facilita o entendimento e a operação para quem já está familiarizado com esse tipo de produto”, diz.

A comparação ocorre, principalmente, porque o minidólar tem o tamanho de contrato de US$ 10 mil, enquanto o tamanho do futuro de euro em dólar é de € 10 mil. Outro ponto importante é que o ativo conta com formadores de mercado, o que garante liquidez ao produto.

O que é o Mercado Futuro?

O mercado futuro é uma ferramenta que permite aos investidores se protegerem contra oscilações de preço de ativos, como taxas de juros, moedas, ações e commodities. Os contratos são negociados em bolsas, com a B3 atuando como contraparte central, oferecendo segurança nas transações. Eles podem ser utilizados tanto para hedge (proteção), mitigando riscos de flutuação de preços, quanto para buscar lucro em operações de especulação de curto prazo.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.