O que é margem de garantia e por que ela é importante no day trade?
Margem de garantia é como uma “caução” depositada junto à corretora para cobrir eventuais prejuízos nas operações
Por Victor Rabelo
Um dos conceitos mais importantes para quem faz day trade é o de margem de garantia. Esse mecanismo é fundamental para quem realiza operações alavancadas, pois assegura que o investidor terá condições de honrar seus compromissos financeiros.
A margem de garantia é como uma “caução” depositada junto à corretora para cobrir eventuais prejuízos nas operações. “Funciona como um depósito de segurança, servindo como mecanismo de proteção tanto para o investidor quanto para a corretora e para a própria bolsa”, diz Marcelo Simões, head de Produtos de Investimentos na Terra Investimentos.
Simões explica que o objetivo da margem de garantia é evitar a inadimplência em caso de prejuízo e cobrir oscilações negativas durante o pregão. O executivo ainda destaca que existem dois tipos de margem: a inicial (ou de entrada), que é o valor exigido para abrir uma posição, e a margem de manutenção, que é um valor mínimo necessário para manter a posição aberta durante o dia.
Como funciona a margem de garantia na prática?
Ao operar com alavancagem, o investidor não precisa ter o valor total da negociação disponível. Em vez disso, deposita uma margem de garantia. Esse montante fica temporariamente bloqueado na conta até o encerramento da operação.
O que vai compor a margem de garantia pode variar. Marcelo Simões explica que “a garantia pode ser composta por diversos ativos, desde que aceitos pela B3 e pela corretora”. Os principais ativos utilizados são o dinheiro em conta, ações, títulos públicos, LCI, LCA e CDB.
Uso da alavancagem
A alavancagem permite ao investidor movimentar uma quantia superior ao seu capital disponível. Por exemplo, com R$ 10 mil em conta e uma margem de 10%, o investidor pode abrir uma posição de até R$ 100 mil no mercado futuro, o que representa uma alavancagem de 10 vezes. Contudo, as perdas serão proporcionais ao tamanho da posição.
Ajuste diário de margem (marcação a mercado)
Para as operações com contratos futuros, a margem de garantia é ajustada diariamente com base no preço de fechamento do ativo, em um processo conhecido como ajuste diário. Esse mecanismo garante que os ganhos e perdas sejam contabilizados diariamente, para refletir o valor atualizado da posição.
Risco de liquidação da posição
Um ponto importante que deve ser levado em consideração ao operar com alavancagem é a liquidação de posição (ou chamada de margem). “Se o prejuízo da operação ultrapassar o valor da margem disponível, a corretora pode zerar automaticamente suas posições para evitar perdas maiores. Essa prática é conhecida por chamada de margem ou stop out”, afirma o head de Produtos de Investimentos na Terra Investimentos.
Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor. Caso queira fazer simulações de day trade, baixe o app Hub3.